Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Meteoro ‘fireball’ das Perseidas ilumina os céus da Paraíba

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Um meteoro do tipo fireball (“bola de fogo”, em inglês) foi capturado em vídeo na madrugada da última quarta-feira (12), nos céus de João Pessoa e Caruaru, pela rede colaborativa de astrônomos amadores e profissionais do Brasil.

De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, o meteoro é considerado oriundo do cinturão principal de asteroides, parte dos Perseidas, chuva de meteoros oriunda da Constelação de Perseu.

É um fenômeno comum, que acontece todos os anos, a partir de julho até meados de agosto, quando a Terra passa pela nuvem de destroços deixada pelo cometa Swift-Tuttle — saiba mais.

Sua órbita possuía uma inclinação de 8,1° e cruzava as órbitas de Marte, Vênus e Terra, chegando a apenas 0,397 UA do Sol.

Através da análise das imagens, foi possível calcular a trajetória do meteoro na atmosfera e da órbita do meteoroide antes do impacto com a Terra.

Além das imagens do meteoro feitas por Marcelo Zurita, em João Pessoa, o meteoro também foi captado em gravações do Discovery Observatory Caruaru, no interior da Paraíba, por volta das 03:59h da madrugada.

Às 03:59 desse do último dia 12 de agosto, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra, gerando um meteoro que surgiu a 92,6 Km de altitude sobre o município de Serra da Raiz, na Paraíba, e seguiu na direção leste, a uma velocidade de 27,5 Km/s (99 mil Km/h) até desaparecer a 56,2 Km de altitude sobre o mar da Baía da Traição, também na Paraíba.

Confira as imagens abaixo:

clickpb