Microsoft cria agentes de IA para otimizar tarefas em empresas

A Microsoft anunciou novos recursos que prometem agilizar tarefas em grandes empresas por meio do Copilot Studio. A plataforma já vem sendo testada por companhias como Clifford Chance, McKinsey & Company, Pets at Home e Thomson Reuters.

A partir de agora, será possível criar agentes autônomos com o Copilot, que, segundo a big tech, funciona como um assistente de IA. A novidade estará disponível em versão pública a partir de novembro.

“Eles trabalharão em nome de um indivíduo, equipe ou função para executar e orquestrar processos de negócios. Eles farão de tudo, desde acelerar a geração de leads e processar pedidos de vendas até automatizar sua cadeia de suprimentos”, diz o comunicado.

Na prática, o agente poderá ser usado para analisar o e-mail de um cliente em potencial, por exemplo, sem depender do comando de um humano para entrar em ação. O recurso poderá ser programado com base em dados da própria empresa.

Agentes autônomos não dependem de comandos de funcionários (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Toda a atividade desempenhada pela IA estará disponível em um painel, possibilitando que o próprio robô acione um funcionário caso tenha dificuldade para executar alguma tarefa.

“Os agentes aproveitam o contexto dos seus dados de trabalho no Microsoft 365 Graph, sistemas de registro, Dataverse e Fabric, e podem dar suporte a tudo, desde seu help desk de TI até a integração de funcionários e atuar como um concierge pessoal para vendas e serviços.”

Painel mostra atividade da IA (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Novos agentes já criados pela Microsoft

A Microsoft também vai incluir dez novos agentes autônomos no Dynamics 365 para desenvolver capacidade para todas as equipes de vendas, serviços, finanças e cadeia de suprimentos. Segundo a empresa, os comandos vão funcionar da seguinte maneira:

  • Agente de qualificação de vendas: em uma profissão em que tempo literalmente equivale a dinheiro, esse agente permite que os vendedores concentrem seu tempo nas oportunidades de vendas de maior prioridade, enquanto o agente pesquisa leads, ajuda a priorizar oportunidades e orienta o contato com o cliente com e-mails e respostas personalizadas;
  • Agente de comunicações com fornecedores: este agente permite que os clientes otimizem sua cadeia de suprimentos e minimizem interrupções dispendiosas monitorando de forma autônoma o desempenho do fornecedor, detectando atrasos e respondendo adequadamente, liberando as equipes de compras do monitoramento manual;
  • Agentes de Intenção do Cliente e Gestão do Conhecimento do Cliente: Uma empresa tem uma chance de causar uma primeira impressão, e esses dois agentes são agentes de mudança para equipes de atendimento ao cliente que enfrentam altos volumes de chamadas, escassez de talentos e expectativas elevadas do cliente. Esses agentes trabalham lado a lado com um representante de atendimento ao cliente.

De acordo com a Microsoft, usando o Copilot, uma equipe de vendas obteve 9,4% mais receita por vendedor e fechou 20% mais negócios; uma equipe está resolvendo casos de clientes quase 12% mais rápido; e o agente de autoatendimento de RH para funcionários está ajudando a responder perguntas com 42% mais precisão.

Olhar Digital