Eleito melhor jogador da Copa do Mundo, Modric conquistou o voto de treinadores e jornalistas europeus e consagrou-se como o melhor jogador do Velho Continente na última temporada. A Uefa anunciou nesta quinta-feira os vencedores de seus troféus individuais, referentes a 2017/18, – e o meia croata superou Cristiano Ronaldo e Salah no principal prêmio da entidade europeia.
Modric ficou com 313 pontos na votação entre treinadores e jornalistas, uma vantagem considerável para Cristiano Ronaldo, segundo colocado com 223 pontos pontos. Salah, terceiro, ficou com 134.
Tricampeão europeu com o Real Madrid e vice-campeão do mundo com a Croácia, Modric interrompe um domínio alternado de CR7 e Messi, que já durava desde 2014 na premiação de melhor jogador da Europa. O último vencedor do prêmio além do luso e do argentino foi Franck Ribéry, que destacou-se com o Bayern de Munique na temporada 2012/13
O português, que havia conquistado o troféu nas duas últimas temporadas, nem mesmo compareceu à cerimônia realizada em Mônaco, junto com o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões. De acordo com a imprensa espanhola, ele soube que não venceria o prêmio e não viajou a Mônaco.
Entre as mulheres, a vencedora foi dinamarquesa Pernille Harder, vice-campeã da Liga dos Campeões e vencedora do Campeonato Alemão com o Wolfsburg. A atacante foi vice-artilheira da competição continental, com oito gols marcados, e melhor marcadora do torneio nacional, indo às redes 17 vezes.
Os vencedores foram determinados por um júri composto pelos técnicos dos 32 times que disputaram a última Champions, além de 55 jornalistas que fazem parte do Grupo de Mídia Esportiva Europeia (ESM) – cada um representando um país filiado à Uefa. Cada eleitor escolhia os três melhores jogadores por posição, atribuindo cinco pontos ao primeiro colocado, três ao segundo e um ao terceiro. Os treinadores não puderam votar nos atletas que comandam em seus times.
Fonte. Ge