O Google anunciou novos recursos que vão ajudar o usuário a melhorar o funcionamento da área de trabalho do Chrome. Os novos mecanismos enviam alertas de desempenho, otimizam o Memory Saver e possibilitam novas configurações nas guias.
A principal novidade é o Performance Detection, ferramenta que identifica potenciais problemas de desempenho e oferece soluções. Por exemplo, para acelerar uma aba, o Chrome pode sugerir desativar outras guias que estiverem usando recursos extras.
Uma notificação de “Alerta de problema de desempenho” aparecerá com um símbolo à direita da barra. Depois, basta clicar em “Corrigir agora” para melhorar a navegação. O usuário pode desabilitar o recurso em “Configurações” se preferir gerenciar o desempenho manualmente.
Novos modos no Memory Saver
O Google também atualizou o recurso Memory Saver, que acelera o navegador liberando memória de abas inativas. Agora, a ferramenta oferece os modos Moderado, Equilibrado e Máximo. As opções estão na seção “Desempenho” também na aba “Configurações”.
O modo Equilibrado considera hábitos de navegação e as necessidades do sistema; no Moderado, a plataforma desativa as abas com base apenas nas necessidades do sistema; e no Máximo, as abas são desativadas depois que o usuário para de usá-las mais rapidamente do que os outros dois modos.
Personalize sua guia
O Chrome vai permitir configurações mais personalizadas para otimizar o desempenho do navegador. O usuário pode especificar sites que devem permanecer sempre ativos, como aqueles que fazem trabalhos importantes em segundo plano.
Agora, também será possível ligar e desligar os indicadores visuais para guias inativas e uso de memória em hovercards de guias.
“No geral, as novas e aprimoradas opções de desempenho do Chrome podem ajudar você a ajustar seus controles para serem apenas o que você precisa”, diz a plataforma.
Olhar Digital