Conforme esperado, a Netflix anunciou na quarta-feira (18), durante apresentação de seus resultados financeiros, um aumento de preços nos EUA e em parte da Europa — mais especificamente França e Grã-Bretanha. O streaming, que ainda divulgou suas próximas estratégias, também surpreendeu ao comunicar que o plano básico sem anúncio será descontinuado para novos assinantes no Brasil.

O que você precisa saber: 

  • A Netflix aumentou o preço nos EUA de seu plano premium sem anúncios em US$ 3 por mês, indo para US$ 23. Na Grã-Bretanha o aumento foi de 2 libras, indo para 18 libras, e na França de 2 euros, alcançando os 20 euros;
  • No Brasil, o plano básico sem anúncios, aquele de R$ 25,90, não estará mais disponível para novos assinantes, sobrando apenas os planos: padrão com anúncios (R$ 18,90), padrão sem anúncios (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90);
  • Segundo a empresa, a medida vem para impulsionar assinaturas de outros planos da plataforma, como o “padrão com anúncios” — estratégia funcionou bem em outros países;
  • Você pode checar a diferença entre os planos aqui!

De acordo com a Reuters, além do aumento de preços e cancelamento do plano básico sem anúncios no Brasil, a Netflix também divulgou que quase 9 milhões de assinantes aderiram ao streaming em todo o mundo no terceiro trimestre, superando a previsão dos analistas de Wall Street de 6 milhões. A empresa espera um número semelhante de adições para o trimestre atual.

A companhia relacionou o sucesso não apenas as últimas estratégias — como o fim do compartilhamento de senhas —, mas também ao desempenho global de One Piece e outros lançamentos que eram muito esperados pelo público, como a última temporada de Sex Education. A chegada de programas licenciados, como Suits, da Comcast, e Band of Brothers, da HBO, também ajudou.

Vale mencionar que a greve dos roteiristas, que terminou recentemente, também era um ponto de preocupação para a empresa, embora ela tenha resistido bem devido à sua presença internacional e ao seu forte catálogo.

Estes são os momentos em que estou feliz por termos uma seleção de programação tão rica, profunda e ampla. O mesmo aconteceu durante a Covid, quando conseguimos administrar a lista durante uma interrupção de produção prolongada e bastante imprevisível.

Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, após a divulgação dos resultados trimestrais. 

Melhor trimestre da Netflix desde 2020

Em suma, os ganhos de clientes da Netflix no terceiro trimestre representaram o aumento trimestral mais forte desde o segundo trimestre de 2020, quando houve um boom de assinaturas com os bloqueios da pandemia. A empresa registrou receita de US$ 8,54 bilhões, em linha com as previsões dos analistas.

O relatório de lucros mostrou ainda que a base global de assinantes da empresa atingiu 247 milhões no final de setembro. Ganhos substanciais de assinantes ocorreram na Europa, no Médio Oriente e em África, onde a Netflix adicionou quase 4 milhões de assinantes. Mais de 70% de seus membros agora estão fora dos Estados Unidos.

Com as boas notícias, as ações do streaming subiram 13%, indo para US$ 390,80 nas negociações estendidas, de um fechamento de US$ 346,19.

Olhar Digital