Com a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris, Edival Pontes, o Netinho, cravou o seu nome na história do esporte da Paraíba. Isso porque ele se tornou o primeiro paraibano a conquistar uma medalha olímpica em esporte individual.
Das oito medalhas olímpicas que a Paraíba possui, sete foram conquistas por paraibanos que disputaram esportes coletivos: cinco no futebol e uma no vôlei de praia.
Mazinho, Douglas Santos, Matheus Cunha e Santos conquistaram a medalha de ouro e Hulk levou a prata no futebol. Enquanto Zé Marco ganhou a prata no vôlei de praia ao lado de Ricardo.
Além de marcar seu nome na história no esporte da Paraíba, Netinho também entrou para um seleto grupo do taekwondo do Brasil. O paraibano se tornou o terceiro taekwondista brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para a modalidade. Ele se juntou à Natália Falavigna (bronze em Pequim 2008) e ao Maicon Siqueira (bronze na Rio 2016).
“Eu acompanhei, eu vi aquilo [o bronze de Natália Falavigna]. Eu sempre me dedicando para fazer esse feito de novo. Depois o Maicon Siqueira também foi no masculino. E estar fazendo parte desse time aqui, eu não tenho palavras para descrever”, disse o paraibano ao site Olympics.com.
Depois da conquista, Netinho não escondeu a felicidade e o orgulho do seu feito. “Eu não tinha nem noção disso ainda, mas graças a Deus eu posso falar que eu sou um medalhista Olímpico”, comemorou o atleta.
Arena Correio