Netinho é o primeiro paraibano a conquistar medalha olímpica em esportes individuais

Com a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris, Edival Pontes, o Netinho, cravou o seu nome na história do esporte da Paraíba. Isso porque ele se tornou o primeiro paraibano a conquistar uma medalha olímpica em esporte individual.

Das oito medalhas olímpicas que a Paraíba possui, sete foram conquistas por paraibanos que disputaram esportes coletivos: cinco no futebol e uma no vôlei de praia.

Mazinho, Douglas Santos, Matheus Cunha e Santos conquistaram a medalha de ouro e Hulk levou a prata no futebol. Enquanto Zé Marco ganhou a prata no vôlei de praia ao lado de Ricardo.

Netinho (azul), em duelo contra o espanhol Javier Pérez Polo. O brasileiro garantiu a medalha de bronze ao ganhar este confronto. (Foto: Wander Roberto/COB)

Além de marcar seu nome na história no esporte da Paraíba, Netinho também entrou para um seleto grupo do taekwondo do Brasil. O paraibano se tornou o terceiro taekwondista brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para a modalidade. Ele se juntou à Natália Falavigna (bronze em Pequim 2008) e ao Maicon Siqueira (bronze na Rio 2016).

“Eu acompanhei, eu vi aquilo [o bronze de Natália Falavigna]. Eu sempre me dedicando para fazer esse feito de novo. Depois o Maicon Siqueira também foi no masculino. E estar fazendo parte desse time aqui, eu não tenho palavras para descrever”, disse o paraibano ao site Olympics.com.

Depois da conquista, Netinho não escondeu a felicidade e o orgulho do seu feito. “Eu não tinha nem noção disso ainda, mas graças a Deus eu posso falar que eu sou um medalhista Olímpico”, comemorou o atleta.

Arena Correio