A Samsung não trouxe um novo smartphone para a MWC deste ano, que acontece durante essa semana em Barcelona, mas a empresa tem dois lançamentos para o evento: o Galaxy Book 2 Pro e Galaxy Book 2 Pro 360. Eles são evoluções dos notebooks que chegaram ao mercado no ano passado, entregando ainda mais funções de smartphones para os PCs como conexão 5G e muito tempo longe da tomada.
A linha responsável por dividir os computadores dos smartphones vem ficando cada vez mais fina. A Apple é a empresa mais empenhada neste pensamento com o iPhone, enquanto no lado do Android e Windows a situação é bastante diferente. A Samsung é uma das únicas marcas trabalhando nesse sentido e ela reforçou este objetivo no ano passado com os Galaxy Book Pro.
Agora, em sua segunda geração, os notebooks chegam ao mercado internacional com integração ainda maior com os smartphones, enquanto atualizam os componentes internos para oferecer o melhor desempenho possível em um computador fino e com Windows 11.
Galaxy Book 2 Pro tem mais bateria e brilho na tela
Os novos Galaxy Book 2 Pro contam com duas opções de tela, sendo uma com 13,3 e outra com 15,6 polegadas, ambas em resolução Full HD e com painel AMOLED para contraste enorme e reprodução de cores mais vivas, além de brilho 33% maior. O visual dos PCs é muito parecido com a geração passada, onde um lado do computador é mais fino que a extremidade oposta.
Nos dois casos, o usuário pode encontrar até 21 horas de autonomia para reprodução de vídeo, uma quantidade bastante generosa para um computador equipado com processador x86. Tanto o Galaxy Book 2 Pro, como o Galaxy Book 2 Pro 360 utilizam Intel Core i5 ou i7 de 12ª geração, junto da possibilidade para até 1 TB de SSD e 8, 16 ou 32 GB de RAM LPDDR5.
A conexão é garantida por um modem compatível com redes Wi-Fi 6E e telefonia móvel em 5G, além de Bluetooth 5.1. Apenas portas USB-C estão presentes, sendo uma delas em Thunderbolt 4. Ao menos por aqui o leitor de cartões microSD não foi removido.
No áudio, mesmo com um computador tão fino, a Samsung promete melhorias para a reprodução de música. Destaque para os graves, mas este detalhe eu prefiro testar para saber se realmente melhorou – pois é muito difícil ter bom som em falantes tão finos.
Muito dos smartphones está nestes PCs
No software o Windows 11 vem instalado de fábrica e com ele a Samsung insere uma quantidade generosa de recursos e apps próprios. Um deles sincroniza notas rápidas com o smartphone Galaxy, outro acessa produtos de casa conectada pelo Smart Things, indo até mesmo ao gerenciador chamado Assistência do Aparelho – ele é exatamente o mesmo presente em smartphones Galaxy.
Seguindo para ainda mais integração com produtos dos aparelhos Galaxy, a Samsung permite que um Galaxy Tab seja utilizado como tela secundária para o PC e envia até o cursor do Windows para ele. É a mesma solução apresentada pela Apple com o Controle Universal.
Além de ter uma tela que gira para transformar o Galaxy Book 2 Pro 360 em um tablet, ele é compatível com a S Pen dos Galaxy Tab e essa é basicamente a única diferença entre os dois PCs.
Ambos contam com partes do plástico com origem em redes de pesca descartadas no oceano, utilizam caixas menores e permitem utilizar a conta da Samsung para fazer login em sites e programas. Outro recurso que vem dos tablets é a lente ultrawide na webcam, com um recurso que segue o usuário para deixá-lo sempre no centro da imagem.
Por fim, o carregador da bateria tem 65 watts, utiliza qualquer uma das portas USB dos notebooks e os dois modelos utilizam o mesmo leitor de impressões digitais na tecla liga/desliga.
O lançamento dos Galaxy Book 2 Pro e 2 Pro 360 está marcado para abril deste ano no mercado internacional, com preços partindo de:
- Galaxy Book 2 Pro: US$ 1.049,99
- Galaxy Book 2 Pro 360: US$ 1.249,99
Não existe previsão de lançamento para o Brasil.
olhardigital