Nove médicos do Hospital Infantil Municipal do Valentina pediram demissão e a saída dos profissionais já prejudica o atendimento na unidade. Em nota, o Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB) disse que há desfalques constantes na escala de pediatras. Neste mês de abril, há esquemas incompletos e alguns plantões contam com três, dois ou apenas um pediatra.
“Nos três casos, a quantidade de profissional é claramente insuficiente para atender a população, que busca o hospital que é referência no atendimento de urgência infantil e que é porta de entrada da rede de urgência e emergência”, aponta o Simed.
O Sindicato dos Médicos orienta que a população considere procurar outros pronto-atendimentos como UPAS ou Hospital Arlinda Marques, que desde a última terça-feira (12) voltou a atender casos de síndrome gripal. Outra alternativa para os casos sem urgência são as Unidades de Saúde da Família (USFs).
A Secretaria de Saúde de João Pessoa já está ciente do problema. Nesta terça-feira (19), em comunicado oficial, a pasta reconheceu que a escala de médicos foi comprometida no Hospital Infantil do Valentina.
“Neste momento a gestão está contratando, em caráter de urgência, novos médicos. Outrossim, enquanto a demanda é solucionada, foi determinada a reabertura imediata da ala pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina”, informou a SMS-JP.
Portal Correio