Se o cronograma da Toyota for confirmado, falta pouco para o Yaris Cross eletrificado estrear oficialmente no Brasil. O SUV promete ocupar o posto de híbrido mais barato (ou menos caro) do país e aposta em produção nacional.
Por enquanto, ainda não foi confirmado como será a versão vendida por aqui. A referência mais atual é o Yaris Cross lançado na Indonésia, que pode antecipar o que devemos esperar do novo utilitário da marca japonesa.
Como é o Yaris Cross?
- No exterior, a versão de entrada é vendida apenas com câmbio manual (G MT) e motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina.
- A lista de equipamentos, caso seja aproveitada por aqui, é um ponto positivo: seis airbags, sensores de estacionamento, alerta de frenagem emergencial, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico e mais. A central multimídia é de 9” e o quadro de instrumentos digital de 7”.
- A versão intermediária é a 1.5 S CVT, que traz como diferencial o câmbio automático, central multimídia de 10,1” e o pacote de segurança Toyota Safety Sense, que inclui funções como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e alerta de evasão de faixa.
- O modelo também é o primeiro da linha compatível com um aplicativo oficial que permite encontrar o carro e controlar certas funções pelo telefone.
Toyota Yaris Cross híbrido
- A variante que pode vir para o Brasil é a S HV CVT, que conta com um motor 1.5 e outro elétrico. Juntos, a dupla rende 112 cavalos.
- Segundo a página Car250, o principal destaque do Yaris Cross híbrido é o baixo consumo de combustível, que pode superar os 30 km/l (número que ainda não foi confirmado ou testado no Brasil).
- Entre os itens exclusivos do utilitário estão: carregador por indução, teto solar panorâmico e sistema de iluminação na cabine controlado por comando de voz.
- As medidas do veículo são: 4,3 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura, com 2,62 m de entre-eixos.
Quando chega e por quanto?
O Yaris Cross híbrido deve ser lançado oficialmente em 2024 e será fabricado no interior de São Paulo. Para roubar a coroa de híbrido mais barato do Brasil, o carro deve custar menos de R$ 183.790, preço cobrado pelo “primo” Corolla Altis Hybrid.
O trunfo da montadora para deixar o preço mais baixo é justamente a fabricação da mecânica em solo brasileiro.
Com informações da Quatro Rodas