Você atende à ligação de um número desconhecido. A pessoa do outro lado fala bem e se identifica como um funcionário da segurança de dados de algum banco. Ele afirma que houve uma movimentação atípica na sua conta e que, por isso, precisa confirmar algumas informações…
Ok, quase todos vocês já perceberam que se trata de um golpe. Mas, acredite, tem muita gente que ainda cai nesse tipo de fraude. Tanto que os criminosos continuam atuando da mesma forma – com uma variação ou outra.
Tem o golpe versão atualização cadastral, a versão cartão bloqueado ou ainda o erro em algum pagamento. Isso sem falar nas tentativas por email, SMS ou WhatsApp, na linha clique nesse link suspeito e roubaremos seus dados. Sim, tem gente que clica.
E não serei eu a culpar as vítimas. Jamais! Acredito que seja papel das autoridades prender os criminosos. E das instituições proteger seus clientes. Sim, quase todos os bancos fazem campanhas de informação para evitar golpes. Mas ainda não é suficiente. A mais recente iniciativa partiu do Nubank.
Essa é uma “Chamada Verificada”
O Nubank anunciou nesta quinta-feira (4) um novo recurso batizado de “Chamada Verificada”. A ideia é informar o cliente, em tempo real, se que aquela ligação é realmente feita pelo banco. A notificação irá aparecer dentro do próprio app da empresa.
Vai funcionar da seguinte maneira: você atende o telefonema, coloca o fone ou no viva-voz e abre o aplicativo do Nubank. O card de notificação fica na parte superior da tela, junto de outros avisos.
Concordo, não é muito prático, mas melhor isso do que ser vítima de um golpe, certo?
O Nubank afirma que vai trabalhar em cima de melhorias a partir do feedback de clientes.
Vale destacar que a nova função ainda não chegou para todos ainda. A previsão é que a “Chamada Verificada” chegue gradualmente aos usuários nas próximas semanas.
Nubank e segurança
- A “Chamada Verificada” não é a primeira ferramenta lançada pelo Nubank para enfrentar golpes.
- A fintech tem a opção para você habilitar o chamado “Modo Rua”, que limita o valor das transações quando o usuário está fora de redes Wi-Fi autorizadas por ele mesmo, como da sua casa ou do trabalho.
- Já o “Hub de Segurança” é uma área do site da startup que reúne dicas e explica como evitar cair em uma fraude.
- A mais recente, antes dessa última, é o “Alô Protegido”, que bloqueia automaticamente chamadas suspeitas de supostas centrais de atendimento.
- Para habilitar o “Alô Protegido” é preciso ativar a função no app, dentro do menu Segurança.
- A função está disponível, inicialmente, para proprietários de Android.
Você pode saber mais sobre o golpe da falsa central de atendimento e sobre as camadas de proteção do Nubank no site da própria empresa.
Olhar Digital