Um estudo europeu revelou que o calor gerado por residências através de aparelhos de ar-condicionado pode aquecer a atmosfera de uma cidade em mais de 2ºC. Essa análise se tornou um debate público na Europa após a deputada francesa Mathilde Panot declarar os resultados da descoberta em uma entrevista. A parlamentar utilizou dados do estudo publicado em 2020 que se baseou em algumas cidades, incluindo Paris.

Os aumentos de temperatura causados pela tecnologia “dependem da hora do dia e das características da onda de calor, principalmente da sua intensidade”, relata o estudo. Além disso, os pesquisadores usaram a onda de calor de 2003 – que matou mais de 14 mil pessoas em França – para modelar as suas previsões.

Com base nesse fenômeno, a equipe descobriu que após “nove dias de uma onda de calor semelhante à de 2003”, o uso sistemático de ar-condicionado durante esse período aumentaria a temperatura do ar “em até 2,4°C”.

Como isso acontece

  • Segundo o site Euronews, os aparelhos de ar-condicionado funcionam como uma bomba de calor – resfriando uma sala liberando ar quente para fora do ambiente;
  • Esses equipamentos também consomem mais energia que qualquer outro eletrodoméstico – e são responsáveis por cerca de 10% da eletricidade global;
  • Por outro lado, os aparelhos de ar condicionado também liberam gases nocivos que aquecem o planeta.

Outros documentos também já comprovaram esse fenômeno. Uma pesquisa publicada em 2014 no Journal of Geophysical Research: Atmospheres destacou que o excesso de calor gerado pelos aparelhos de ar-condicionado pode aumentar a temperatura externa em 1ºC a 1,5ºC.

Olhar Digital