O Bluesky está no Threads – e quer levar seus usuários

O Bluesky está aproveitando uma instabilidade do Threads, do Instagram, que enfrenta problemas de moderação, para tentar aumentar sua popularidade. As informações são do TechCrunch.

Em resposta ao crescente descontentamento dos usuários do Threads, a Bluesky criou uma conta na plataforma para interagir diretamente com os usuários e capitalizar as discussões sobre migração para sua rede.

Muitos estão considerando deixar o Threads e ir para o Bluesky devido às dificuldades de moderação que afetaram suas postagens. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que a empresa está investigando os problemas, mas ainda não apresentou soluções.

Já noticiamos por aqui os problemas que os usuários têm relatado, como postagens rebaixadas, contas removidas e sinalizações indevidas. A suspeita é de que o Meta esteja utilizando sistemas de moderação baseados em inteligência artificial, que podem estar falhando.

Bluesky quer mostrar no Threads as vantagens de migrar de plataforma

  • Ao se posicionar no Threads, a Bluesky destacou várias diferenças em sua abordagem de moderação, especialmente em relação ao conteúdo político.
  • Enquanto o Meta decidiu limitar a visibilidade desse tipo de conteúdo, o Bluesky afirma que sua equipe de moderação não restringe discussões políticas, promovendo um ambiente mais aberto.
  • A empresa também introduziu um “ecossistema empilhável aberto”, onde organizações independentes podem criar ferramentas de moderação que os usuários podem escolher seguir, permitindo um controle maior sobre o que veem em seus feeds.
bluesky
Bluesky quer mostrar a usuários descontentes do Threads que sua moderação de conteúdo é mais justa e organizada (Imagem: AliSpective/Shutterstock)

A Bluesky também enfatiza seu compromisso com o código-fonte aberto e a portabilidade de contas, buscando atrair usuários que valorizam essas características.

Apesar de seu crescimento, com mais de 10,7 milhões de usuários, a Bluesky ainda enfrenta a forte concorrência do Threads (sem contar o X, claro), que já conta com mais de 200 milhões de usuários ativos mensalmente.

Embora a migração em massa para o Bluesky ainda seja incerta, a startup está coletando feedback valioso dos usuários, que apontam melhorias necessárias, como um melhor sistema de threading e maior conectividade com o ActivityPub, protocolo que suporta o Mastodon e, futuramente, o Threads.

A Bluesky respondeu a esses comentários, afirmando estar atenta às sugestões e promovendo atualizações para seu aplicativo, que incluirão recursos como postagens fixadas, filtros de idioma para pesquisa e opções personalizáveis de fonte e tamanho de texto.

threads
A Meta enfrenta problemas de moderação no Threads – Imagem: sdx15/Shutterstock
Olhar Digital