Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

O projeto “Quinteto Convida em Casa” Youtube convida Jessier Quirino para live

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O projeto “Quinteto Convida em Casa” está de volta, e este mês, terá a participação do poeta popular e compositor Jessier Quirino. A live ocorrerá nesta sexta-feira (6/11), a partir das 18h, com transmissão pelo canal de Youtube da Adufpb (Sindicato dos Professores da UFPB). Esta será a quinta edição do projeto, que, desde julho, já apresentou Xangai, Toninho Ferragutti, Marcelo Jeneci e Mônica Salmaso.

Nascido em Campina Grande, em 1954, Jessier Quirino mudou-se para Recife após concluir o ensino secundário. Anos depois, retornou ao Estado, onde ingressou no curso de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba. Graduou-se em 1982 e, no ano seguinte, mudou-se para a cidade de Itabaiana.

Trabalhou como arquiteto, mas também enveredou pelo mundo da poesia matuta. Passou a compor inspirado em Zé da Luz, Zé Laurentino, na arte dos repentistas e nos hábitos e linguagem do sertanejo. Lançou seu primeiro livro de poesia, “Paisagem do Interior”, em 1988 e passou a fazer apresentações em espaços como teatro, universidades e clubes.

Sobre o projeto
O projeto Quinteto Convida em Casa é a versão on-line de outro projeto do Quinteto da Paraíba que existe desde 2016 e promove encontros com cantores e instrumentistas, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas. Com a pandemia e a impossibilidade de se realizar shows, o grupo formado por músicos do Departamento de Música da UFPB buscou alternativas para não deixar o projeto parado.

Em parceria com o Terraço Cultural da Adufpb, iniciativa do Sindicato dos Professores que já apoia o Quinteto há três anos, foi criado o Quinteto Convida em Casa. As lives mesclam apresentações ao vivo, com um bate-papo entre os músicos, depoimentos de fãs e vídeos de apresentações presenciais. Para encerrar o ano, no dia 4 de dezembro, o Quinteto da Paraíba se apresenta com o Maestro Spok.

Quinteto da Paraíba
Criado em 1989 no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o Quinteto da Paraíba possui uma carreira sublinhada pelo êxito. O grupo é formado por renomados instrumentistas da Paraíba e considerado um dos melhores grupos instrumentais em atuação no país. Foi apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos. Um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”.

AGENDE-SE
Quinteto Convida em Casa – Com Jessier Quirino
Data: sexta-feira, 6 de outubro
Horário: 18h
Transmissão pelo canal da ADUFPB no Youtube: www.youtube.com/ADUFPB

Ascom ADUFPB