Após o sucesso do espetáculo “Como nasce um cabra da peste” que está em cartaz há 21 anos e depois de 10 anos sem montar espetáculo infantil a Agitada Gang trupe de Atores e Palhaços da Paraíba que este ano comemora 31 anos de fundação estréia o seu mais novo espetáculo infantil “O Rei do Lixo”, espetáculo infantil com classificação livre que foi contemplado pelo patrocínio do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com texto de Luiz Navarro e adaptado e dirigido por Eliezer Rolim, vai fazer uma serie de apresentações para escolas da rede municipal e neste quinta-feira dia 11 de outubro apresenta-se para o público em geral no Teatro Paulo Pontes as 19h30 em sessão única, abrindo a programação do dia das crianças.
O Rei do Lixo é um espetáculo infantil com lição pra gente grande. De forma bem humorada e lúdica a peça aborda a importância da reciclagem e proteção ao meio ambiente quando Pitu, um catador de lixo faz amizade com uma garrafa de pet, uma caixa de papelão e um balde de plástico. Juntos, os inusitados personagens partem em uma lúdica jornada em busca da realização de seus sonhos. Eles criam uma aventura que emociona e conscientiza os pequenos, abordando de forma criativa a questão da reciclagem do lixo e da proteção ao meio ambiente.
A Agitada Gang, essa trupe da menina vem formando platéias e desenvolvendo sua arte própria, uma mistura de teatro, circo, pantomima, acrobacias e muito humor, seja na Paraíba ou no restante do País há 31 anos. Hoje a Gang é formada por atores, arte-educadores, animadores culturais, oficineiros, cenógrafos, figurinistas e aderecistas. Sua formação se deu em l987 quando os atores até então trabalharam em vários grupos de teatro da cidade e já eram animadores de festas infantis, a partir daí eles se uniram e criaram a Agitada Gang, prestando uma homenagem e solidariedade ao Palhaço Querrenca (Severino Cavalcanti) – um palhaço negro da capital, nesta ocasião a gang fez uma campanha titulada Viva Querrenca, campanha esta que arrecadou fundos e donativos para ele, foi um sucesso e daí em diante só foi glorias para esta gang que não é do mal, e sim, dar alegria, do humor, da fantasia.
Durante este percurso na estrada o grupo participou de vários festivais de teatro no pais e representou o estado em encontros de Teatro para infância de Juventude em São Paulo, Festival Nacional de Teatro do Cabo – PE- Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa-PR , Festival de Inverno de Campina Grande –PB-Festival Nacional de teatro de São José do Rio Preto-SP.,Festival Nacional de&n bsp; Teatro de Resende – R.J., Festival Nordestino de Guaramiranga – CE, Festival Nacional de Teatro da Bahia, Festival Nacional de Teatro de Itajaí – S.C., Festival Nacional da Cena Paraiba – no Ceará, Pará e Alagoas., Mostra de Dramaturgia Nordestina – S.P., circulação Nacional no Projeto Palco Giratório- SESC no estado do Paraná e Distrito Federal e recentemente fez uma circulação em oito cidades de São Paulo no Projeto Montagens não inéditas pelo SESI- S.P. além de duas Tornês Internacional em 11 cidades de Portugal e o Festival Internacional de Mindelo na ilha de Cabo Verde na Africa.
No seu repertório tem mais de 10 peças montadas para o publico infanto-juvenil e outras para o público adulto, carrega no seu bagageiro mais de 50 prêmios , entre melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, melhor montagem como também prêmios técnicos de melhor figurino, cenário, iluminação e sonoplastia.
Após dez anos de fundação, o grupo ainda tem como proposta de trabalho e pesquisa, atividades volt adas para crianças, além de formação de público e um aprofundamento da arte do clown(palhaço). E também durante este período o citado grupo criou também um Bloco Infantil de carn aval com o mesmo titulo que há 16 anos vem animando as avenidas de João Pessoa dentro da programação oficial do Projeto Folia de Rua, levando milhares de crianças para brincar a folia momesca.
Na ficha técnica o espetáculo conta com Texto Luiz Navarro, Adaptação Direção de Eliezer Rolim, em cena: Adilson Lucena – “Balde”, Dadá Venceslau – “Pitu”, Edilson Alves – “Caixa” e Madalena Accioly- “Garrafa”. Cenários, Figurinos, Adereços e música original Dadá Venceslau, Iluminação Eloy Pessoa, Sonoplastia Thiago Henrique, Contra-regra: Roberto Assunção, Coreografia Adilson Lucena, Maquiagem o Grupo, Fotos Bruno Vinelli, Produção Executiva: Edilson Alves, Realização: Agitada Gang- Trupe de atores e palhaços da Paraíba com patrocínio do Fundo Municipal de Cultura – PMJP- Funjope
SERVIÇOS
O Rei de Lixo
Teatro Paulo Pontes ( espaço Cultural)
11 de outubro às 19h30 (única apresentação)
Ingressos populares: $ 10,00 ( inteira) e $ 5,00 (estudante)
Classificação etária: livre.