OpenAI pode lançar ‘Entrar com ChatGPT’ para aplicativos

A OpenAI avalia um novo jeito de usar o ChatGPT: permitir que usuários façam login em aplicativos de terceiros usando suas contas na plataforma de inteligência artificial (IA). A informação foi divulgada pela própria empresa nesta semana.

O recurso funcionaria igual ao “Fazer login com Google” (ou “Entrar com Google“, “Continuar com Google“), que você já deve ter usado ao menos uma vez ao criar conta em algum site ou aplicativo.

Segundo a OpenAI, a ideia está em fase de estudo. A startup publicou um formulário para avaliar o interesse de desenvolvedores em testar a funcionalidade em seus aplicativos.

‘Entrar com ChatGPT’ pode ser aposta da OpenAI para competir com Apple, Google e Microsoft

A novidade, chamada de forma preliminar de “Entrar com ChatGPT”, pode ser a aposta da empresa para competir com gigantes como Apple, Google e Microsoft, que já oferecem soluções semelhantes de login rápido.

Silhuetas de cabeças humanas com logotipos da OpenAI, do ChatGPT e do Google
‘Entrar com ChatGPT’ pode ser mais uma frente na qual a OpenAI vai competir com o Google (Imagem: JRdes/Shutterstock)

A OpenAI já havia lançado uma prévia desse recurso no Codex CLI, sua ferramenta de codificação com IA, no começo de maio. Ali, desenvolvedores podiam conectar suas contas do ChatGPT (nas versões gratuita, Plus ou Pro) às suas contas da API.

formulário de interesse para desenvolvedores inclui perguntas sobre o tamanho da base de usuários dos seus aplicativos, que podem variar de menos de mil a mais de 100 milhões de usuários semanais. Também é questionado se os apps já usam a API da OpenAI e como cobram pelos recursos de IA.

Anteriormente, em 2023…

Essa não é a primeira vez que a ideia surge. Em 2023, o CEO da OpenAI, Sam Altman, comentou num tweet que a OpenAI poderia lançar um recurso próprio de login rápido em 2024. Agora, tudo indica que a iniciativa ganha força novamente para se concretizar em 2025.

Celular com página de Sam Altman, CEO da OpenAI, no Twitter aberta, colocado na frente de tela exibindo logotipo da OpenAI
O CEO da OpenAI, Sam Altman, mencionou o “Login com ChatGPT” num tweet em 2023 (Imagem: DIA TV/Shutterstock)

O momento é estratégico. Com cerca de 600 milhões de usuários ativos mensais, o ChatGPT está se consolidando como um dos maiores aplicativos de consumo do mundo.

  • A OpenAI quer aproveitar essa base para expandir sua presença em outras áreas, como compras online, redes sociais e dispositivos pessoais.

Se virar realidade, o “Entrar com ChatGPT” pode mudar a forma como interagimos com serviços digitais — e colocar a OpenAI num novo patamar no mundo da tecnologia.

Olhar Digital