Opera traz novo recurso de IA para organizar abas

Um novo recurso está chegando aos navegadores Opera, chamado “Comandos de Abas”. Essa funcionalidade permite que os usuários gerenciem suas guias por meio de comandos de voz ou texto com a Aria, a inteligência artificial integrada ao navegador.

Usuários do Opera One podem solicitar que Aria feche, agrupe e fixe abas, além de criar marcadores, tudo isso através da linha de comando do navegador. A função está atualmente disponível na versão de desenvolvedor do Opera para desktop.

“Como a criadora das abas há mais de duas décadas, seguimos dedicados a aprimorá-las. No ano passado, introduzimos as Ilhas de Abas e agora trazemos os Comandos de Abas para otimizar ainda mais o gerenciamento”, afirma Joana Czajka, Diretora de Produto da Opera One.

Foco na Privacidade com IA

  • Os novos “Comandos de Abas” indicam os esforços da Opera com a privacidade.
  • Ao utilizar este recurso, nenhuma informação sobre as guias dos usuários é enviada ao servidor; apenas o comando é processado.
  • Quando o servidor da Aria recebe um comando, ele gera instruções para o navegador, como agrupar todas as abas de vídeo em uma “Ilha de Abas”.
  • Isso garante que nenhum dado do usuário saia do seu dispositivo.
A Aria já possui diversas funções de IA que podem ser usadas no navegador Opera – Imagem: Opera/Divulgação

A Opera já lançou recursos que aprimoram a linha de comando, como o “Modo de Contexto de Página”, parte do programa AI Feature Drops. Com a introdução das “Ilhas de Abas” em 2023, os “Comandos de Abas” representam uma nova forma de interação dos usuários com suas guias de navegação.

O recurso está disponível na versão de desenvolvedor do Opera One. Para acessá-lo, os usuários devem abrir a linha de comando, pressionar Ctrl+/ e digitar um comando relacionado às suas abas. Alternativamente, com cinco ou mais guias abertas, é possível clicar com o botão direito em uma aba e selecionar “Gerenciamento de Abas por IA” no menu suspenso.

Vantagens do Opera como navegador
Recurso, no momento, está disponível apenas para desenvolvedores – Divulgação: Opera
Olhar Digital