Operação investiga suspeita de fraude de consignados e coação de servidores, em Curral de Cima

A primeira fase da Operação ‘Fake Loan’ (Empréstimo Falso) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (18). Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Curral de Cima, na Paraíba. A ação investiga uma série de ilícitos na administração da prefeitura do município.

A operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPPB), afirma que há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Entre os métodos fraudulentos estavam a  manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável. Além disso, foi constatado a concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria prefeitura.

Durante a primeira fase da operação, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências também envolveu o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

Portal Correio