As crianças da Orquestra Infantil do Estado da Paraíba (OIEPB) se reúnem neste sábado (18) para um concerto comemorativo ao Dia das Mães, sob a regência do maestro Marcelo Vasconcelos, com entrada gratuita.
A apresentação começa às 16h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com músicas clássicas e populares.
Programação
‘Adagio’, obra do compositor barroco italiano Tomaso Albinoni, vai abrir o concerto. Em seguida, os jovens músicos vão executar a modinha ‘Lua Branca’, uma das mais conhecidas composições da instrumentista e maestrina brasileira, nascida no Rio de Janeiro, Chiquinha Gonzaga.
A música do compositor e bandoneonista argentino, Astor Piazzolla, vai estar presente na apresentação, com a execução de ‘Soledad’. A música popular brasileira também marca presença, com “Foi Deus quem fez você”, composição do paraibano Luiz Ramalho.
Para encerrar o concerto em homenagem às mães, será executada a obra ‘Hino ao Imperador’, de autoria de um dos mais importantes compositores do período clássico, o austríaco Joseph Haydn. As quatro últimas composições têm arranjo da maestrina Norma Romano, que esteve à frente da Orquestra Infantil da Paraíba durante 28 anos.
“Chiquinha Gonzaga foi a primeira compositora mulher do Brasil e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil”, destacou o maestro Marcelo Vasconcelos. “Além disso, ela também foi mãe e, de uma forma geral, o repertório desse concerto foi pensado com o objetivo de homenagear as mulheres e as mães. O ‘Adagio’ é uma homenagem póstuma a dona Norma, assim como ‘Soledad’, de Piazzolla, por ser argentino como ela”, destacou.
A maestrina Norma Romano coordenou a OIEPB desde a sua fundação, pela professora Izabel Burity, em 1986, até 2014, aperfeiçoando e popularizando o ensino da música com crianças, dando uma sólida formação orquestral para aqueles que desejassem continuar a carreira de músico.
Orquestrinha
Atualmente, a orquestra é coordenada pelo regente Marcelo Vasconcelos, tendo Deyse Firmino como regente da iniciação orquestral e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, divulgando um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, da nordestina.
A Orquestrinha, como é conhecida, se destaca como um dos poucos grupos infantis do gênero existentes na América Latina. É um bem cultural que faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba, visando à formação cultural e social da criança e do adolescente por meio da prática instrumental.
O regente
O maestro Marcelo Vasconcelos é violinista de formação, iniciando seus estudos aos 4 anos de idade por meio do Projeto Espiral, que era desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Mais tarde integrou, como spalla, a Orquestra Infantil da Paraíba, sob a regência de Norma Romano. Formou-se bacharel na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi membro fundador do Grupo Armorial Marista, Orquestra de Câmara de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Municipal de Joao Pessoa e Orquestra Sinfônica da UFPB. Trabalhou como professor auxiliar na OIEPB por três anos e hoje ocupa o quadro efetivo de músicos da OSUFPB, além do cargo de maestro da Orquestra Infantil da Paraíba.
portal correio