Outubro Rosa: JP e Campina fazem ações de combate ao câncer de mama

No mês dedicado ao combate do câncer de mama, com a campanha “Outubro Rosa”, as secretarias de saúde de João Pessoa e Campina Grande vão realizar ações de reforço no diagnóstico e prevenção da doença.

Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz a abertura da campanha nesta quarta-feira (5) e, em Campina Grande, a campanha começa oficialmente na quinta-feira (6).

João Pessoa

A programação da campanha conta com mutirão de mamografias e consultas de mastologia, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, além de atividades de promoção à saúde da mulher nas unidades de saúde da família (USF) e outros serviços da rede municipal.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rosselle Leite, a assistência voltada à população feminina de João Pessoa acontece de forma permanente.

“O Outubro Rosa serve para alertar as mulheres que elas podem se cuidar o ano inteiro nos serviços de atenção básica e especializada. Além disso, através do programa ‘Tudo Rosa’, a mulher pessoense a partir dos 40 anos tem o direito de fazer o exame de mamografia no mês de seu aniversário”, destacou Rosselle.

Até o final do mês, as unidades de saúde da família da Capital realizarão atividades ofertando diversos serviços de saúde e bem-estar direcionados ao público feminino. As usuárias terão acesso à solicitação de mamografia; ultrassom da mama; orientações sobre câncer de mama e avaliação de câncer de boca; palestras educativas e rodas de conversa sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher; atendimento psicológico; exame citológico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e atualização do cartão de vacinação.

Mutirão de mamografias

Dentro da programação do ‘Outubro Rosa’ da Capital, a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) realizarão um mutirão de consultas de mastologia e exames de mamografia nos dias 25, 26 e 27 de outubro.

Ao todo, serão disponibilizadas 135 vagas para mulheres com idade a partir dos 40 anos encaminhadas pela rede municipal de saúde, por meio da Central de Regulação.

Campina Grande

A abertura da campanha na cidade será realizada com uma cerimônia no Parque da Liberdade, nesta quinta-feira (6).

Na programação está o aumento da oferta de consultas com mastologistas e serviços de diagnóstico do câncer de mama, como exames de mamografias e ultrassonografia mamária, tanto na rede da Secretaria Municipal de Saúde, quanto nos serviços complementares, a exemplo de Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).

portalcorreio