Você leu certo. Um disco voador elétrico decolou e pousou com gente dentro, nesta semana, na China. O ovni parece algo saído de um filme de ficção científica – mas este não vai te levar para outro planeta.
Para quem tem pressa:
- Pesquisadores de duas universidades desenvolveram um disco voador elétrico capaz de decolar e pousar com gente dentro;
- Eles demonstraram a capacidade do ovni elétrico num evento promocional, realizado na cidade chinesa Shenzhen, nesta semana;
- O disco voador elétrico tem 12 pás de hélice, chega a 200 metros de altitude e 50 km/h de velocidade;
- Atualmente, a aeronave elétrica será usada para passeios e ações publicitárias.
Após mais de três anos de desenvolvimento por pesquisadores da Beigang University e da Northwestern Polytechnical University, o disco voador elétrico de decolagem vertical realmente levantou voo.
Os pilotos decolaram na aeronave elétrica durante um evento promocional realizado na cidade chinesa de Shenzhen, num local com visão panorâmica dos arredores. Veja abaixo como foi:
O disco voador elétrico
Fabricado pela Shenzen UFO Flying Saucer Technology, o disco voador elétrico possui estruturas de dutos com seis orifícios – cada um com duas pás de hélice, totalizando 12. O design maximiza a estabilidade e a segurança com propulsão igualmente distribuída.
De acordo com o noticiário local Shenzhen Pages, o eVTOL (aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical) pode decolar e pousar em terra ou na água.
Os pilotos podem voar por até 15 minutos, atingir até 200 metros de altitude e 50 km/h de velocidade. Além disso, o disco voador elétrico conta até com piloto automático.
Atualmente, a aeronave elétrica será usada, principalmente, para passeios e ações publicitárias. E a empresa obteve patentes globais para sua tecnologia.
eVTOLs
A tecnologia eVTOL, no geral, avançou significativamente nos últimos anos. Esse progresso veio de investimentos com objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono e limpar o tráfego em cidades movimentadas.
Várias montadoras e empresas de aviação estão trabalhando para viabilizar a tecnologia. O “carro voador” X2 da XPeng, por exemplo, se tornou o primeiro eVTOL tripulado a receber uma licença de voo na China, no começo de 2023.
Já a Volkswagen apresentou seu primeiro protótipo de drone elétrico para passageiros, apelidado de “Flying Tiger”, em julho de 2022. Enquanto isso, a Toyota estendeu sua parceria com a Joby Aviation para produzir em massa eVTOLs para passageiros.
A Archer Aviation é outro nome a ser observado, com seu primeiro eVTOL “Midnight” saindo da linha de produção em maio.
Portal Correio