A NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório com um estudo independente focado em melhorias que a agência pode fazer para ajudar o governo dos Estados Unidos a decifrar eventos no céu que não podem ser identificados : como balões, aeronaves, fenômenos desconhecidos e Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs)
A equipe externa do estudo fez recomendações que visam informar a NASA sobre quais dados possíveis estão disponíveis para serem coletados e como a agência pode ajudar a esclarecer a origem e a natureza dos futuros OVNIs. Cabe a agência agora decidir como e se vai seguir as recomendações da pesquisa. O relatório completo pode ser conferido aqui.
“Na NASA, está no nosso DNA explorar – e perguntar por que as coisas são como são. Quero agradecer à Equipe de Estudo Independente por fornecer informações sobre como a NASA pode estudar e analisar melhor os OVNIs no futuro”, disse o administrador Bill Nelson.
O novo Diretor de Pesquisa de OVNIs da NASA desenvolverá e supervisionará a implementação da visão científica da NASA para a pesquisa de OVNIs, incluindo o uso da experiência da NASA para trabalhar com outras agências para analisar OVNIs e aplicar inteligência artificial e aprendizado de máquina para procurar anomalias nos céus. A NASA fará este trabalho de forma transparente para o benefício da humanidade
Bill Nelson
OVNIs e a NASA: o que muda?
A equipe independente de estudo, em seu relatório para a NASA, sugeriu que a agência assumisse um papel central na investigação dos OVNIs, promovendo a pesquisa e a coleta de dados relacionados a essas preferências.
O estudo externo também recomendou que a NASA aproveite seus recursos de código aberto, seu amplo conhecimento tecnológico, suas habilidades de análise de dados, suas parcerias com agências governamentais e empresas privadas, bem como seus ativos de observação da Terra para escolher um conjunto de dados mais abrangente e robusto que contribui para uma melhor compreensão dos UAPs no futuro.
“Os dados são a força vital necessária para o avanço da exploração científica, e agradecemos aos membros da equipe de estudo independente por emprestarem à NASA sua experiência para identificar quais dados disponíveis são possíveis para compreender a natureza e a origem dos futuros OVNIs”, disse Nicola Fox, administrador associado, Diretoria de Missão Científica na sede da NASA em Washington.
O diretor de Pesquisa UAP é uma adição fundamental à equipe da NASA e fornecerá liderança, orientação e coordenação operacional para a agência e o governo federal usarem como um canal para ajudar a identificar o que parece não identificável
Nicola Fox
“O uso de dados não classificados foi essencial para a investigação de fatos, colaboração de comunicação aberta e para manter o rigor científico na produção deste relatório para a NASA”, disse David Spergel, presidente da Fundação Simons e presidente da equipe de estudo independente de OVNIs.
“A equipe escreveu o relatório em conjunto com os pilares de transparência, abertura e integridade científica da NASA para ajudar a agência a esclarecer a natureza de futuros incidentes com OVNIs. Descobrimos que a NASA pode ajudar todo o esforço governamental de OVNIs por meio de calibração sistemática de dados, múltiplas medições e garantia de metadados completos do sensor para criar um conjunto de dados que seja confiável e extenso para estudos futuros de OVNIs.”
Olhar DIgital