Paraíba confirma morte de bebê de 1 ano e 4 meses por chikungunya

Um bebê de 1 ano e 4 meses, do sexo feminino, morreu de chikungunya, em João Pessoa. A informação foi confirmada através da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba nessa terça-feira (19). A morte ocorreu no Hospital Municipal Infantil Valentina, localizado na Zona Sul da capital.

Em todo a Paraíba, foram registradas até o momento duas mortes causadas pela doença neste ano, sendo a de um homem, de 57 anos, em Sapé, e agora do bebê do sexo feminino, de 1 ano e 4 meses, em João Pessoa.

O estado contabilizou um total de 5.189 casos suspeitos de doenças transmitidas por arbovírus, com 40 casos com sintomas graves. Esses casos estão distribuídos em diversas áreas, com João Pessoa liderando em número, seguida por municípios como Cabaceiras, Cabedelo, Camalaú, Conde, Diamante, Guarabira, Pombal e Sousa.

Dos casos suspeitos, 4.528 são de Dengue, 584 de Chikungunya e 77 de Zika. Três mortes por Dengue foram confirmadas em locais diferentes: Camalaú, Conde e Campina Grande. Quanto à Chikungunya, dois óbitos foram registrados, um em Sapé e outro em João Pessoa, ambos com testes positivos para a doença.

Três mortes estão sob investigação em Caldas Brandão, Cabedelo e Soledade, com sintomas como febre, dificuldade respiratória, erupção cutânea e comorbidades como doença renal crônica e hipertensão.

Dados entomológicos revelam que, dos 223 municípios avaliados, 166 (74,4%) estão em estado de alerta ou risco, enquanto 57 (25,6%) apresentam uma situação considerada satisfatória.

Portal Correio