O governador Ricardo Coutinho e o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, assinam nesta terça-feira (21) com a Motorola Solutions um contrato para a compra de novos equipamentos de radiocomunicação digital para as forças de Segurança da Paraíba. São 180 aparelhos de celular especializados nesse tipo de transmissão e 100 terminais, e outros tipos, como softwares, repetidoras e acessórios, que representam a expansão da rede e um investimento de mais R$ 5,8 milhões na área. A solenidade acontece durante o Fórum de Tecnologia Aplicada à Segurança Pública, às 9h, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, com as presenças de Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil, e Alexandre Blois, gerente de Contas para Região Nordeste da Motorola Solutions.
A aquisição do material, incluindo LTE 4G tático integrado à rede TETRA, permite envio de dados multimídia, como vídeos, além de mapas com planejamento de ações em tempo real, e faz com que o estado esteja entre os mais avançados do mundo no que se refere a sistemas de comunicação. Os equipamentos ainda contam com o aplicativo WAVE, que permite integração entre celulares, rádios e computadores, um sistema de gerenciamento e atualização de terminais que estão em viaturas e na mão dos agentes de segurança pública. Também estarão inclusos acessórios para maior eficiência no uso dos dispositivos na rotina dos socorristas.
Ao todo, mais de R$ 33 milhões estão sendo investidos na Paraíba para a implementação do novo sistema de radiocomunicação digital, incluindo 47 sítios de repetição para levar sinal claro e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.
São destaques do sistema integrado de rádio digital com LTE 4G dedicado a segurança pública:
Possibilidade de envio de vídeos, fotos, mapas, identificação de suspeitos e outras funcionalidades multimídia;
Integração com rede de rádio digital TETRA, LTE, redes celulares comerciais comuns;
Implementação cobre o estado da Paraíba, para ajudar a garantir a segurança de mais de 3,9 milhões de habitantes;
Comunicação criptografada, o que impede que pessoas não autorizadas escutem o rádio das forças de segurança ou roubem informações multimídia;
Instalação de 6 rádios bases novas modelo MTS1 que possuem implementação rápida que podem ser usadas para operações táticas e cobertura de localidades específicas;
Tecnologia digital que permite o desenvolvimento de diversas aplicações como a utilização do GPS, que fornece a localização exata de cada terminal, seja ele de viatura ou rádio de mão.
Fonte. paraibaja.com.br