O futebol paraibano está muito longe de acompanhar as determinações da Lei Pelé. A prova disso é que o Estado não tem nenhum clube com certidão fornecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Clube Formador. Aliás essa é uma triste realidade de 95% das agremiações profissionais inscritas na CBF.
A Paraíba, nos últimos dois anos, conta com três divisões profissionais. A primeira com dez times: Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, São Paulo Crystal, Queimadense, Serra Branca EC, Sousa EC, Treze FC, Confiança-PB, Desportiva Guarabira, Femar FC, Esporte de Patos, Desportiva, Perilima, Picuiense, Sabugy, Pombal EC, Internacional-PB, Miramar de Cabedelo, Serrano-PB e Spartax.
Existe muitas informações que clube A, ou clube B, recebem verbas públicas para formar novos jogadores, mas não tem uma verdade sustentável. Na realidade, a maioria dos clubes preparam garotos para outros clubes do Brasil e até para o exterior. Com isso, os clubes do futebol paraibano vivem dependendo dos seus dirigentes e ou do poder público, isto é, alguns clubes apadrinhados.
A próprio descobrimos que o Volta Redonda-RJ, o próximo adversário do Botafogo-PB, pela segunda fase da Série C, faz parte do seleto grupo de apenas 5% dos clubes de todo o Brasil a terem o Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“A renovação do Certificado de Clube Formador fica cada vez mais exigente. Quero reforçar o trabalho do nosso diretor Alex Bosco no atendimento a essas exigências, que marca o grande trabalho que estamos fazendo nas nossas categorias de base”, destacou o presidente do Volta Redonda, Flávio Horta.
Segundo ele, “Um trabalho com seriedade que já vem rendendo frutos, tanto em nosso time profissional, com as revelações do clube sendo protagonistas em alguns jogos, quanto no alto número de atletas que temos em grandes clubes por todo o Brasil. Isso reflete nos bons resultados da nossa base nas competições”.
Finaliza o dirigente do Volta Redonda, afirmando que, “Portanto, estamos nos tornando referência no estado do Rio e também no Brasil. E podem ter certeza que seguiremos investindo cada vez mais no futuro do Voltaço, que é a nossa base”.
CSP
Entre os clubes paraibanos, que fazem um trabalho voltado para a base, revelando jogadores para o futebol profissional, o Centro Sportivo Paraibano (CSP), já fez parte do grupo de Clube Formador, junto a CBF. Mas atualmente não tem o certificado.
O dirigente do CSP, Josivaldo Alves, garante seguir lutando para conseguir este objetivo e faz uma revelação, afirmando que depois do acidente no CT do Flamengo, quando vários jogadores morreram queimados depois de um incêndio, aumentaram as exigências por parte da CBF.
“Estamos lutando, para retornar. O CSP já fez parte deste seleto grupo, mas nos últimos anos não conseguiu permanecer. Não é fácil, as exigências aumentaram muito, principalmente, depois das mortes de alguns garotos no CT do Flamengo-RJ. Mas nossa busca continua sendo para atender os requisitos necessários e recolocar o CSP no grupo de Clube Formador”, disse Josivaldo Alves.
Campinense
A assessoria do Campinense Clube argumentou que no atualmente as preocupações dos dirigentes rubro-negros estão voltadas para o processo eleitoral que está em pauta. Mas a garantia é que o Campinense não tem o certificado de Clube Formador.
Sousa
O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes se limitou a dizer que atualmente, a sua grande preocupação é resolver os distratos dos contratos dos jogadores. Mas garantiu ter uma comissão tratando de regularizar o Dinossauro para fazer parte do grupo de Clube Formador.
Botafogo-PB
O diretor jurídico e ex-presidente do Botafogo-PB, o professor Alexandre Cavalcanti, foi bastante categórico ao justificar o motivo do clube alvinegro não fazer parte do grupo de Clube Formador, junto a CBF.
“São exigências muito caras. Um valor muito alto. E o Botafogo-PB, hoje, não tem condições financeiras de fazer isso. O clube precisa ter um consultório odontológico no CT, ter um alojamento adequado para aquelas crianças, um refeitório específico para as categorias de base”.
Além disso, o clube teria que fazer uma forte estrutura muito grande e isso precisa de muito dinheiro. O Botafogo gostaria muito de fazer parte deste grupo, mas não tem lastro financeiro para fazer isso”, destacou Alexandre Cavalcanti.
Treze
O diretor de futebol do Treze, Josimar Barbosa, o Joba, afirmou que o Treze tenta se firmar defensivamente no futebol brasileiro. Mas a prioridade é pensar no time profissional, mas não deixar de alimentar a possibilidade de fazer parte do grupo de Clube Formador.
“Este é um sonho do Treze. O presidente do clube, Artur Bolinha, tem buscado viabilizar este projeto, para trabalhar o Treze em Clube Formador. Mas é preciso ter pé no chão. Atualmente, a grande preocupação desta diretoria é fazer parceria, pois não tem condições de investir em uma base, pois não é fácil a formação de atleta. Na verdade, o Treze trabalha para ter um Centro de Treinamentos, mas temos de lutar muito”.
Clubes brasileiros Formadores
A lista dos clubes portadores de Certificado de Clube Formador atendente em cumprimento ao disposto na Lei Pelé (Lei 9615/98), a CBF, com o apoio das Federações Estaduais, emite o Certificado de Clube Formador, com o objetivo de atestar quais clubes cumprem com os requisitos legais para a devida formação técnica e social de atletas no Brasil.
Segundo a CBF, o Certificado de Clube Formador tem natureza exclusivamente desportiva e sua única finalidade é intitular a entidade beneficiária a pleitear a indenização por formação estabelecida na legislação e normas nacionais.
Lista atualizada em 4 de setembro de 2023, conta com: Chapecoense(SC), Bahia de Feira (BA Dinamo (MG), América (MG), Avaí (SC), Azuriz (PR), Barra (SC), Botafogo (SP), Botafogo (RJ), Ceará (CE), Athletico Paranaense (PR), Atlético Mineiro (MG), Flamengo (RJ), Coimbra (MG), Coritiba (PR), Criciúma (SC), Cruzeiro (MG), Cuiabá (MT), Desportivo Brasil (SP), Bahia (BA), Juventude (RS), Ferroviária (SP), Figueirense (SC), Fluminense (RJ), Fortaleza (CE), Grêmio (RS), Grêmio Novorizontino (SP), Osasco Audax (SP), Guarani (SP). Desportivas E Educacionais (SP), Ibrachina (SP), Ituano (SP), Nova Iguaçu (RJ), Porto Vitória (ES), PSTC (PR), Bragantino (SP), Retrô (PE), Santos (SP), São Paulo (SP), Sfera (SP), Palmeiras (SP), Corinthians (SP), Internacional (RS), Sport Recife (PE), Vasco da Gama (RJ) e Volta Redonda (RJ).
Portal Correio