Paraíba realiza último Dia D de multivacinação do ano com 663 pontos de atendimento

Imagem meramente ilustrativa – (Foto: Ivomar/Secom)

Neste sábado (13), a Paraíba vive mais um dia dedicado ao cuidado e à proteção da saúde de toda a família. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS) e do Núcleo Estadual de Imunizações, realiza o último Dia D estadual de multivacinação de 2025, mobilizando 663 pontos de atendimento para garantir que ninguém fique sem atualizar sua caderneta. A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população paraibana aos imunizantes e fortalecer as coberturas vacinais em todo o estado.

Para a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, este é um momento especial para reforçar a importância da prevenção. “Serão ofertadas, em todo o estado, as vacinas de rotina do calendário, e a população pode aproveitar para colocar tudo em dia. Chamamos a atenção especialmente para as gestantes, a partir da 28ª semana, que já podem receber a nova vacina contra o vírus sincicial respiratório [VSR]”, ressaltou. O imunizante, pela primeira vez disponível no SUS, oferece proteção essencial aos recém-nascidos, reduzindo o risco de bronquiolite — uma das principais causas de internação de bebês no País.

A SES recomendou aos municípios que a oferta das vacinas seja disponibilizada no período da manhã e da tarde. Durante todo o sábado, estarão disponíveis as vacinas do calendário para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, reforçando o compromisso da SES em cuidar de cada etapa da vida. E para deixar o dia ainda mais leve e acolhedor, o Zé Gotinha vai marcar presença em alguns pontos de vacinação, convidando as famílias a participarem desse momento de proteção e cuidado coletivo.