O paraibano e bicampeão mundial de jiu-jítsu Arthur Piloto faturou ouro na categoria mesma idade e mesmo peso, além do cinturão, no desafio Kids, durante o campeonato Sul-Americano Open, sendo o único atleta convidado a representar a Paraíba no evento. A competição aconteceu nesse domingo (5), na Arena de Deodoro, no Rio de Janeiro.
O campeonato é organizado pela SJJSAF que é a federação responsável pelo jiu-jitsu na América do Sul e ligada a Sport International Jiu Jitsu Federation (SJJIF).
Na ocasião, o atleta Arthur Piloto participou de três competições, sendo as seguintes: entre atletas da mesma idade, faixa e peso, concorrendo a medalha de ouro; disputou o cinturão do campeão do desafio Kids, em que atletas, da mesma idade e de diferentes categorias e de peso, enfrentaram-se, valendo cinturão para o campeão dos campeões.
O Sul-Americano Open da SJJSAF tem algumas peculiaridades, duas sendo destaques: não existe vantagem, pois só são registrados os pontos.
Além disso, no caso de empate, a luta se prorrogará até que um adversário faça ponto ou o outro desista, diferentemente de outras federações ou competições em que o juiz decide o vencedor.
portalcorreio