Previous
Next
Previous
Next

Pazuello se reúne com João Azevêdo e outros governadores sobre distribuição da vacina contra Covid-19

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reúne-se às 7h desta segunda-feira (18), em São Paulo, com governadores de todo o País. O encontro marca o início da “distribuição simbólica” da vacina contra Covid-19, conforme classificou o próprio ministério, das 6 milhões de doses da Coronavac.

O governador da Paraíba João Azevêdo confirmou presença no encontro. Outros que confirmaram presença foi o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT); Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Ratinho Jr (PSD), do Paraná, confirmaram presença no encontro, que ocorre no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos.

A logística de distribuição das vacinas será realizada aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50 . que se encontram em processo de expansão para 150 veículos até o final de janeiro de 2021. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass para o transporte gratuito da vacina. Segundo o ministério da Saúde informou, a distribuição aos municípios ocorrerá junto com o Ministério da Defesa.

 

Distribuição na Paraíba
A previsão é que a Paraíba receba um lote 92.960 doses vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Ela será feita por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.

Após a chegada vacina no Estado, o governo da Paraíba irá distribuir as doses para os 223 municípios. Os veículos da área de saúde que irão auxiliar na vacinação contra a covid-19 na Paraíba já estão prontos e aguardando apenas a chegada das doses.

A previsão do Ministério da Saúde (MS) é que comecem a imunização da população que está nos grupos prioritários da primeira fase nesta quarta-feira( 20). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

 

 

wscom