Há cinco meses uma nova política implementada pela Meta diminuiu a disseminação de conteúdo político no Instagram. Com isso, houve uma queda de 65% no alcance de diversas contas, a maioria com conteúdo político. É o que aponta um estudo feito pela organização Accountable Tech.
Durante três meses, foram monitorados cinco contas no Instagram, a maioria com perfil progressista dos EUA, com um público total de 13,5 milhões de seguidores. Entre os perfis mais afetados estão aqueles focados em temas como direitos reprodutivos, informação sobre votação e defesa de grupos marginalizados.
O estudo procurou medir quantas visualizações cada conta recebeu após a mudança de política. Para medir a quantidade de visualizações, as cinco contas compartilharam dados semanais de alcance a partir da ferramenta ‘Insights’. Isso revelou que o alcance semanal médio por publicação caiu cerca de 65% em dez semanas.
Decisão da Meta
Em fevereiro, a Meta colocou em prática a nova política que visa limitar a presença de conteúdos políticos nos algoritmos de recomendação do Instagram. No entanto, o usuário ainda pode optar por visualizar esse tipo de postagem.
O CEO da empresa, Mark Zuckerberg defendeu que evidências indicam que os usuários estão cansados das discussões políticas nas plataformas da empresa.
Portal Correio