Pix pode responder por mais de 40% das compras online até 2026

O Pix será responsável 40,4% das compras online no Brasil até 2026. Pelo menos é o que projeta um estudo da fintech Ebanx divulgado nesta quinta-feira (25).

  • sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central no fim de 2020 respondeu por 29,45% das compras online em 2023, segundo dados coletados pela Payments and Commerce Market Intelligence.
  • Se a expansão for realmente alcançada, o Pix quase se igualaria ao cartão de crédito como principal meio de pagamento online dos brasileiros.
  • A presidente de pagamentos globais do Ebanx, Paula Bellizia, destaca que o Pix “revolucionou a experiência de pagamentos no Brasil” (Via: Reuters).
  • Segundo a executiva, 80% dos compradores que compraram algo nos últimos três anos em comerciantes que usam soluções de pagamento da fintech usaram o Pix pelo menos na primeira compra

Em outros países da América Latina, no entanto, pagamentos instantâneos ainda não são realidade. Embora alguns estejam testando ferramentas semelhantes, outros continuam em estágios iniciais, disse Bellizia.

“Quando falamos do Panamá e do Equador, a maior penetração é dos cartões de crédito”, enquanto em mercados como o México, a economia ainda está focada em pagamentos em dinheiro ou débito.

O banco central do México renovou seu sistema de pagamentos instantâneos em 2023, lançando o DiMo. A adoção, entretanto, ainda não acelerou em comparação com o Pix.

Pix contribui para a redução da circulação de dinheiro falsificado

  • O uso do Pix como meio de pagamento também está contribuindo para a redução da circulação de dinheiro falsificado no Brasil.
  • Segundo o Banco Central (BC), a movimentação financeira com o Pix no País aumentou mais de 50% de 2022 para 2023.
  • Isso reflete a tendência no Brasil, onde cada vez mais transações são feitas por Pix, e não em dinheiro em espécie.

Olhar Digital