Piza celebra Botafogo-PB com ‘DNA definido’ e promete ‘não errar’ no quadrangular

O Botafogo-PB vai para a sua quinta disputa direta pelo acesso à Série B do Brasileiro, desde que voltou a figurar na Série C, em 2014. O sonho botafoguense, inclusive, já escapou a poucos segundos da glória, em 2018, sob o comando do técnico Evaristo Piza, que, agora, conseguiu classificar o Belo na primeira colocação, num formato diferente daquele ano. Após o apito final da vitória por 2 a 0 sobre a Ferroviária, no Almeidão, nesse sábado, o comandante botafoguense celebrou a boa gestão que fez frente a um elenco robusto e com muitas opções, mas também fez uma autocobrança: não errar no momento mais decisivo da temporada.

Foram 41 pontos somados em 19 duelos, que foram conquistados através de 12 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, na primeira fase. Piza precisou superar os muitos desfalques, mas também precisou trabalhar bastante para encaixar oportunidade a todos os jogadores de linha, tentando encontrar equilíbrio com as chegadas de mais reforços ao transcorrer da disputa.

Apesar da missão complexa, mas normal para o ofício de um técnico de futebol, ele foi só elogios ao trabalho desempenhado pelo plantel alvinegro na fase classificatória da competição.

“É muito positiva a entrega do grupo. É uma equipe competitiva ao extremo. Ninguém ia performar como performou se não tivesse essa competitividade. Talvez não tem um protagonista, mas tem um coletivo muito aflorado, com uma DNA definido. Eu consegui em 19 jogos dar oportunidade a todos (de linha). Alguns com uma minutagem maior e outros com pequena minutagem. Agora é tomar as decisões corretas em cima de tudo que eu vi. Eles entenderam que nosso grupo é muito forte e que quem entrar, quem for escolhido, o grupo vai estar muito bem representado”, disse.

Botafogo-PB perfilado antes de duelo contra a Ferroviária, na tarde desse sábado, no Almeidão (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)

Para a próxima fase, Piza prometeu não ser tão destemido. Acontece que, após a derrota contra o Náutico, o treinador avaliou que talvez tenha ido com muita sede ao pote em algumas escolhas para aquele confronto em que o Belo saiu de campo derrotado por 2 a 0, gerando um certo incômodo pelo mau futebol desempenhado pelo time.

Com seis jogos à vista, que podem marcar ainda mais o seu nome na história do Alvinegro da Estrela Vermelha, o paulista promete cautela e muito estudo para encarar cada um de seus adversários na fase final da Terceirona.

“A semana vai ser sobre condução e gestão, análise do adversário e assertividade nas escolhas. O que vai definir são as minhas escolhas. Eu não posso errar. Eu não vou errar. Eu vou buscar ser o mais assertivo neste momento. Eu já assumi contra o Náutico. Fui muito audacioso, mas não vou ser. Vou estudar e escalar a melhor equipe para ganhar o Remo. Eu tenho jogadores que podem me proporcionar isso”, comentou.

O elenco do Botafogo-PB ganhou folga neste domingo e se reapresenta para dar início ao trabalho para encarar o Remo a partir desta segunda-feira. A data, o horário e o local das partidas ainda não foram definidos pela CBF. Na próxima fase, o Belo vai encarar, além do Leão do Norte, o São Bernardo e o Volta Redonda.

Ordem dos jogos do Belo no quadrangular:

  • Remo x Botafogo-PB (1ª rodada)
  • Botafogo-PB x Volta Redonda (2ª rodada)
  • São Bernardo x Botafogo-PB (3ª rodada)
  • Botafogo-PB x São Bernardo (4ª rodada)
  • Volta Redonda x Botafogo-PB (5ª rodada)
  • Botafogo-PB x Remo (6ª rodada)

Arena correio