O técnico Evaristo Piza foi oficialmente apresentado como novo comandante do Botafogo-PB na tarde desta segunda-feira (15). Em sua primeira entrevista coletiva, concedida no CT da Maravilha do Contorno, o velho conhecido da torcida botafoguense, que chega para substituir Moacir Júnior, relembrou momentos vividos no clube e já traçou uma meta para o novo trabalho: resgatar a identidade botafoguense e potencializar o grupo para a disputa da campanha na Série C.
O treinador de 51 anos já havia comandado o Alvinegro em outras duas oportunidades. Em 2018 até 2019, onde quase conquistou o acesso à Série B, além de ser campeão paraibano e vice do Nordestão, e em 2020, que conseguiu salvar o Alvinegro da Estrela Vermelha de um rebaixamento iminente. Dessa vez, Piza chega a João Pessoa novamente em um momento conturbado do clube, que acumulou uma eliminação na Copa do Nordeste e o vice-campeonato paraibano nos últimos dias.
”A gente vem na função de potencializar o grupo. Quando eu cheguei, em 2018, a equipe figurava na parte final da tabela. Aquele mesmo grupo, com um tempo de trabalho, conseguiu responder positivamente e conseguiu carregar isso para o ano de 2019, onde conquistamos o tricampeonato e o vice-campeonato da Copa do Nordeste. Eu tenho que confiar no trabalho da diretoria, nos reforços que estão chegando e, na semana, extrair o máximo deles. Talvez a resposta não seja imediata, mas vamos tentar pôr a ideia com o resultado, porque ela se torna mais leve”, disse Piza.
A busca pelo acesso à Série B, que é o grande objetivo do treinador nesta terceira passagem, passa por resultados e bom desempenho nas partidas diante do torcedor. E, para isso, o novo comandante, que conhece bem o estádio Almeidão, destacou a importância do Alvinegro da Estrela Vermelha se impor em seus domínios, para transformar o palco em um grande trunfo da equipe.
“Aqui dentro (no Almeidão), a gente tem que ser agressivo, jogando para frente, os laterais com ultrapassagem, ter coragem. E isso foi nos meus 80 jogos. Temos que fazer com que os atletas enxerguem o que é vestir a camisa do Botafogo-PB, não só em resultado, mas em característica de jogo. A torcida gosta de ver uma equipe que joga leve, criando, eu tinha um jargão que eu sempre usava que é: o primeiro barulho da arquibancada tem que ser nosso, nas três primeiras finalizações na quarta tem que ser gol, isso ficou muito enraizado. Isso que vou buscar potencializar esse grupo e a esse momento dentro do clube”, completou.
A estreia de Evaristo Piza está prevista para o próximo domingo (21), quando o Botafogo-PB vai até o Ceará encarar o Floresta, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série C.
Desfalque importante
Piza não poderá contar com o volante e capitão Rodrigo. Após a final do Campeonato Paraibano, o jogador acertou sua saída com destino ao Ituano-SP, onde jogará a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Portal Correio