A Polícia Militar entregou, na tarde desta terça-feira (1º), ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) um relatório de análise de risco preliminar das zonas eleitorais do estado.
O documento, contendo 62 páginas, aponta as vulnerabilidades de segurança nos cartórios eleitorais e servirá de guia para os investimentos na área, que serão realizados a partir do projeto Zona Segura, lançado pela instituição em parceria com a PM.
O trabalho utilizou metodologia derivada da Análise de Risco em Segurança Orgânica (ARSO), que permitiu à PM realizar uma avaliação sistemática e priorização dos 15 cartórios que apresentaram os maiores índices de risco.
“Indicamos como o próprio TRE pode agir com algumas soluções, como, por exemplo, a implantação de cercas elétricas e de circuitos de câmeras de TV. Então, é um relatório que aponta as 15 zonas mais vulneráveis, mas também faz um diagnóstico de todas as demais, para que o TRE tenha esse norte quanto à questão da segurança orgânica desses locais.” destacou o comandante geral da PM, coronel Sérgio Fonseca.
O presidente da Corte Eleitoral, Oswaldo Trigueiro, serão feitas contratações na área de monitoramento eletrônico, na área de vigilância armada e a instalação de portas blindex com película, por exemplo.
Portal Correio