“Beba água” – uma frase simples, mas muito significativa. E por que é tão importante se hidratar, principalmente no verão? Isso acontece porque quando está muito quente, nós perdemos mais líquido com a transpiração e o corpo perde água e sais minerais. Principalmente as crianças e os idosos, como explicou o nefrologista Décio Mion, no Bem Estar desta quarta-feira (5).
É necessário beber, em média, cerca de dois litros de água por dia, seja no frio ou no calor, mas tem gente que não consegue de jeito nenhum.
Cerca de 80% do corpo é formado por água, inclusive o sangue. A água que bebemos entra nos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo, ou seja, o sangue passa a circular melhor. Quando uma pessoa desmaia por desidratação, ela tem uma isquemia cerebral, que é a falta de sangue no cérebro.
A desidratação pode se tornar um quadro grave, causando até convulsão. Veja os sintomas da desidratação:
- Tontura
- Fraqueza
- Mal-estar
- Desmaio
- Boca seca
- Pele seca
- Sede
Você já reparou na sua urina? A cor do xixi pode te ajudar a saber se você bebeu a quantidade certa de água. Quem bebe bastante água fica com o xixi claro. Já o xixi mais amarelado e com cheiro concentrado é sinal de pouco líquido.
“Olhe a sua urina. Se estiver clara você está bem hidratado. Quanto mais amarelo, mais desidratado”. O nefrologista lembra que o xixi da manhã geralmente é mais escuro, porque estamos dormindo e desidratando.
Idosos e água
Você sabe por que o idoso sente menos sede? Geralmente, sentimos sede quando os rins têm menos volume de água. Os rins passam a eliminar menos xixi para reter o que ainda tem no corpo. O cérebro recebe um alerta de que os rins estão com pouca água e sentimos sede. No idoso, essa reposta da sede é diminuída, por isso ele não sente tanta sede.
“A gente precisa oferecer água, lembrar que a pessoa precisa tomar líquido, porque às vezes o idoso pode esquecer e isso pode levar a uma desidratação”, explica o nefrologista.
Bem Estar Globo