Prefeitura de João Pessoa fará reforma de antiga sede para a Guarda Municipal

O prefeito Cícero Lucena assinou, na manhã desta segunda-feira (24), a ordem de serviço para a reforma do antigo prédio da Prefeitura, localizado na rua Cândido Pessoa. O edifício será totalmente revitalizado para abrigar a nova sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb/Guarda Metropolitana), reforçando a presença da Guarda Municipal no Centro da cidade.

As obras serão realizadas com recursos próprios do município e contará com um investimento de R$ 5,8 milhões. O projeto tem o objetivo de impulsionar a movimentação na região do Centro, aumentando a oferta de serviços e incentivando o comércio local. Com a nova sede, cerca de 460 servidores da Guarda Municipal passarão a atuar no prédio.

O edifício terá com dois andares. No térreo, haverá uma recepção e atendimento ao público, além de espaços como academia de ginástica e musculação, sala de treinamento e defesa, e depósito de armamento. No primeiro andar, ficarão as salas de reunião, comando, assessoria jurídica, setor financeiro e outras áreas administrativas.

Além da revitalização, o prefeito também assinou a ampliação do programa “Viva o Centro”, para mais de mil imóveis em novas áreas da região. O programa, que já contemplou mais de 620 empreendimentos, busca fomentar o desenvolvimento econômico e a ocupação do Centro, tanto por meio de moradias populares quanto de novos negócios.

O secretário de Preservação e Revitalização (Inovacentro), Thiago Lucena, destacou que a pasta também busca trabalhar na estruturação de um banco de dados para catalogar as moradias da região, incentivando o aumento da população para movimentar o comércio.

“Hoje, quando chega o fim da tarde, percebemos que algumas áreas do Centro ainda ficam esvaziadas. Há pessoas morando na região, mas precisamos atrair mais habitantes para gerar consumo imediato e fortalecer a economia local”, afirmou o secretário.

Além dos incentivos fiscais, a iniciativa também visa promover eventos culturais e ações voltadas para o crescimento sustentável do Centro, reforçando a importância histórica e econômica para a cidade.

Portal Correio