Anterior
Próximo
Anterior
Próximo

Prefeitura de João Pessoa inscreve para oficina de fotografia específica para artesãos

A Prefeitura de João Pessoa promove no dia 24 de maio, uma oficina de fotografia específica para profissionais que atuam no artesanato na cidade. A atividade integra a programação do Ciclo de Capacitação para Artesãos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

As inscrições são gratuitas e limitadas, e acontecem pela internet, no endereço: http://doity.com.br/capacitacoes-do-artesanato.

A oficina de fotografia será a segunda de um total de seis capacitações previstas para os meses de maio e julho. A iniciativa é uma resposta às demandas apontadas em uma pesquisa inédita que identificou as principais características dos artesãos que atuam na cidade. O estudo foi realizado pela Sedest, através da Diretoria de Economia Criativa, e pelo Sebrae Paraíba, com apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), do Radar e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dos artesãos entrevistados, 76% destacaram o desejo de participar de algum curso de capacitação. “O levantamento nos apontou várias necessidades desses trabalhadores, em especial, cursos, com as quais eles possam potencializar e melhorar a forma de divulgar seus produtos e chegarem ao consumidor final”, explicou Marianne Góes, diretora de Economia Criativa da Sedest.

Todas as oficinas serão promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio dos programas Eu Posso Criar e Eu Posso Aprender. Após a de fotografia, acontecerá a de “Identidade Visual”, no próximo dia 31. Para julho, já estão programadas capacitações em ‘Oratória’, ‘Posicionamento de Marca’ e ‘Precificação’. “Fizemos uma só inscrição para todo o ciclo, que rapidamente se esgotou. Porém, diante da grande procura, abrimos mais vagas para os próximos encontros”, complementou Marianne.

Internet – O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início nesta terça-feira (10) com a oficina ‘Mídias Sociais: como vender na internet’, ministrada pela publicitária Marcella Lucena e pela jornalista Faby Falcão. A atividade aconteceu no Shopping Sebrae, no bairro dos Estados, reunindo artesãos de diversas tipologias, como Jacira Garcia. Após atuar 40 anos como professora, em 2017 ela começou a trabalhar com artesanato, reproduzindo impressões rupestres em peças de cerâmica.

“Eu já usava o Instagram, mas não tinha noção do que era certo ou errado. Eu era muito limitada. Essa primeira oficina abriu muito minha mente. Estou me sentindo bastante feliz e certamente passarei a aplicar ao meu trabalho os conhecimentos que adquiri. Inclusive, até postei meu primeiro vídeo durante a aula”, contou.

Divulgação – Segundo Marcella Lucena, os artesãos que participaram do curso são pessoas extremamente atenciosas, curiosas e com sede de conhecimento. “A maioria ainda não conhecia as ferramentas que a internet pode proporcionar a eles. E foi emocionante vê-los dando o primeiro passo no universo digital”, disse.

Já Faby Falcão destacou que o encontro levou os artesãos presentes a enxergarem novas possibilidades de divulgação de seus trabalhos. “Foi um empurrão para incentivá-los a impulsionar suas vendas através das redes sociais. Tenho certeza de que, a partir desta capacitação, eles terão uma nova visão de como podem crescer e monetizar muito mais através das técnicas ensinadas”, destacou.

clickpb