Previous
Next
Previous
Next

Prefeitura de João Pessoa realiza ações preventivas e integradas para o período chuvoso

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) prepara a cidade para o período chuvoso, com ações preventivas e integradas entre Defesa Civil, Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Nessa quinta-feira (21), o prefeito Cícero Lucena acompanhou os trabalhos nas comunidades do entorno do Rio Jaguaribe, em Mandacaru e na comunidade São Rafael.

Os trabalhos seguem um cronograma diário de ações. A Defesa Civil vem realizando o desassoreamento do Rio Jaguaribe e seus afluentes, nas Três Lagoas, em Oitizeiro, canal do Bessa, além do monitoramento das barreiras em áreas de risco na cidade. “Em Cabo Branco, Castelo Branco e Ilha do Bispo, por exemplo, são áreas que estão sendo assistidas permanentemente”, disse o secretário da Defesa Civil, Kelson Chaves.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) está atuando no mapeamento das nascentes dos rios, que também recebem ações de educação ambiental junto às comunidades ribeirinhas, em um trabalho que envolve, também, a recuperação das áreas de nascentes, com replantio de mata ciliar, protegendo as margens dos rios.

A interação entre as secretarias municipais durante essas ações permite soluções com maior rapidez para os problemas ambientais e de ocupações irregulares nas áreas de preservação permanente. Nesse sentido a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fiscaliza e faz ordenamento, dando suporte a parte de manutenção e zeladoria dos espaços públicos e regularização do comércio informal.

Essa grande força-tarefa conta ainda com a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), fazendo a retirada do lixo e de entulhos junto dos rios e nas comunidades.

 

wscom