Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Primeira Chance: empresas selecionadas entrevistam alunos da Rede Estadual para estágio

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Programa Primeira Chance realizou, junto com as empresas selecionadas, as entrevistas com os estudantes classificados para estágio. Foram dois dias de entrevistas, que começaram na terça-feira (16) com estudantes que vão estagiar na área de cozinha, serviço de restaurante e bar, informática e secretariado, terminando nesta quarta-feira (17) com os que concorrem ao estágio em turismo, hospitalidade e lazer. As entrevistas dos estudantes aconteceram na sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Tambaú.

A seleção dos estudantes para as entrevistas aconteceu por meio do histórico escolar dos regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas técnicas e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os selecionados são alunos da Escola Cidadã Integral Técnica João Goulart, no bairro Castelo Branco; Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira; Escola Cidadã Integral Técnica Prefeito Oswaldo Pessoa, no Ernani Sátiro; Escola Cidadã Integral Técnica Maria do Carmo, Jaguaribe e Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no bairro do Valentina.

Cada empresa terá direito a dois estagiários. A previsão é que os alunos comecem a estagiar na segunda semana de agosto. Os estudantes selecionados pelo programa receberão bolsa estágio de R$ 500,00, os quais terão uma carga horária de 4 horas por dia, sendo, no máximo, 20 horas semanais.

Os alunos serão acompanhados pelo Programa durante o estágio por meio de mentoria chamada: ‘Linha de Chegada’, em que o professor mentor formará times de estudantes estagiários para se reunir quinzenalmente para uma formação continuada, promovendo atividades de escuta, diálogo e reflexão, além de desenvolver competências do século XXI: criatividade, colaboração, aprendizado ou ocupação formal, integrando o seu projeto de vida ao mundo do trabalho.

Primeira Chance – Lançado no mês de abril de 2019, o Primeira Chance é um programa pedagógico da Rede Estadual de Ensino que articula a escola e o aluno para o primeiro emprego, bem como aproxima o setor produtivo da escola e capacita o aluno para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.

Os principais beneficiários do Programa são os alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados na 3ª série do ensino médio das Escolas Cidadã Integrais e escolas profissionalizantes técnicas e estudantes egressos da Rede Estadual. O programa tem o intuito de ofertar ao estudante da rede o acesso ao estágio obrigatório, como também ao não obrigatório, incentivar a articulação entre a formação acadêmica e formação profissional e estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.

Secom\PB