João Pessoa ganha nesta segunda-feira (24) o primeiro museu permanente e oficial da cannabis em todo o Brasil. A inauguração ocorre às 8h no prédio onde morou o ex-governador da Paraíba José Maranhão, já falecido, no Centro da Capital.
A ideia é da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) e tem como exemplo o Weedmaps – Museum of Weed, localizado nos Estados Unidos.
A inauguração ocorre na Semana de Integração das Associações de Acesso à Cannabis (Sidaac).
Acervo e visitação
O museu terá como fim a exposição da história da cannabis, planta milenar que vem salvando vidas ao redor do mundo inteiro há séculos. A visitação inaugural será gratuita.
“O equipamento nasceu da necessidade que a Abrace tem de registrar a história que acontece hoje no país, e que se iniciou em 2014, com o uso medicinal da cannabis na Paraíba”, disse a Abrace.
O acervo foi composto a partir da coleção pessoal do fundador da Abrace, Cassiano Gomes, e inclui relíquias, jornais antigos, capas de filmes, revistas e alguns equipamentos que costumavam ser utilizados na produção do cânhamo.
Também contará com uma área de projeção 3D, referências ao cenário canábico atual, além de contar com algumas doações externas.
Portal Correio