Previous
Next
Previous
Next

Professor alerta que chance de tsunami causado por vulcão atingir o Brasil é mínima, mas existe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, Carlos Teixeira, afirmou que apesar da atualização do nível do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, os brasileiros, principalmente os nordestinos, não precisam entrar em pânico. Segundo ele, é importante que o governo e a sociedade se preparem, mas entendendo a situação e com calma.

Teixeira destaca que estudos dos Estados Unidos, Espanha e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que alertam, caso haja erupção e ela faça com que parte da ilha colapse, isso geraria um tsunami que atingiria a costa brasileira, principalmente Norte e Nordeste do Brasil, assim como o Caribe e costa dos Estados Unidos.

O professor afirmou que existem previsões de ondas de mais de três metros de altura, mas sem efeito extremo por ser ondas de centímetros, mas alertou que caso se cumpra o Brasil não está preparado para os efeitos dessas ondas. Apesar disso, o alerta não significa uma erupção amanhã ou no próximo mês, explica.

Para Teixeira, o nível 2 pode permanecer por muito tempo, ficar anos assim, voltar ao nível 1 ou subir para três ou quatro, que aí sim seriam níveis alarmantes. Ele explica que nesses níveis o governo e as pessoas que moram perto devem se preparar, no nível 3 teriam que evacuar os locais mais remotos e no nível quatro, toda a ilha.

Portal Paraíba.com.br com UOL