Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Professores da UFCG desenvolvem farinha de banana com propriedades antioxidantes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Os professores Ana Paula Trindade Rocha e Matheus Augusto de Bittencourt Pasquali, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveram uma farinha com a casca e a polpa da banana com propriedades antioxidantes. O produto pode ser usado na fabricação de biscoitos, pães e massas.

Os resultados do estudo foram publicados no prestigiado periódico internacional Journal of Food Science and Technology.

Ainda de acordo com a pesquisa, as misturas formuladas com casca de banana têm mais propriedades antioxidantes, mostrando-se uma boa opção ambiental para redução do lixo, uma vez que o consumo de banana também gera mais de 26 milhões de toneladas de resíduos de matéria seca por ano em todo o mundo, principalmente, devido ao descarte de suas cascas.

Para os pesquisadores, o estudo reforça a importância dos investimentos da indústria de alimentos no desenvolvimento de produtos inovadores, procurando alimentos com propriedades nutricionais que possam proporcionar benefícios à saúde, além de ser economicamente rentável, com ganhos tanto para a prática agrícola quanto para a indústria de alimentos.

Clickpb