Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Programa De Repente na Rede faz homenagem ao poeta João Paraibano

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (23), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (youtube.com/funescpbgov). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que na próxima edição faz uma homenagem ao poeta João Paraibano.

Sebastião da Silva – João Pereira da Luz, mas conhecido como João Paraibano foi um poeta e repentista paraibano, que viveu muitos anos em Afogados da Ingazeira no Sertão pernambucano. João nunca frequentou escola, mas sempre criou seus versos de improviso, foi um dos principais repentistas do país, e participou de dezenas de festivais pelo Brasil inteiro.

Ele nasceu no município paraibano de Princesa Isabel em 1952 e morreu em 2014. João Paraibano é considerado um dos maiores cantadores de repente no braço da viola. Foi ganhador de vários festivais de violeiros, com três participações no Fantástico pela Rede Globo de Televisão, juntamente com o poeta Sebastião Dias.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

wscom