Projeto Mundial: Palmeiras traça planejamento com mais tempo de preparação nos Emirados Árabes

O Palmeiras já tem uma previsão de como serão os trabalhos da equipe em Abu Dhabi para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. A ideia da diretoria e comissão técnica é ter um maior tempo de preparação nos Emirados Árabes Unidos, justamente algo que não foi possível no Catar antes da disputa da edição de 2020.

Os palmeirenses devem embarcar rumo a Abu Dhabi no dia 2 de fevereiro. Para isso, o clube conversa desde já com a Federação Paulista de Futebol e tenta adiar o confronto contra o Água Santa, pela 3ª rodada da competição estadual, previsto para a mesma data.

A diretoria do Verdão acredita que a ida antecipada para os Emirados Árabes Unidos é um fator importante na preparação dos atletas e dá tempo ao grupo para se ambientar ao fuso horário – Abu Dhabi tem sete horas a mais em relação ao horário de Brasília. O curto tempo de adaptação à rotina em outro fuso foi um dos principais problemas diagnosticados pelo clube no último Mundial.

Na edição de 2020, o Palmeiras venceu o Santos no dia 30 de janeiro, no Maracanã, pela final da Libertadores, e viajou para o Catar no dia 2 de fevereiro. A equipe de Abel Ferreira teve três dias de treinamento até o confronto contra o Tigres, pela semifinal.

Para o torneio válido pela temporada de 2021, o Verdão entrará em campo no dia 8 de fevereiro, o que deve dar aos palmeirenses pelo menos um dia a mais de trabalho em Abu Dhabi para enfrentar o vencedor da partida entre Monterrey, do México, e Al Ahly, do Egito. Já a final está marcada para o dia 12 de fevereiro.

A preparação específica para a disputa do Mundial de Clubes, porém, será iniciada antes, ainda na Academia de Futebol. A reapresentação após as férias, antes prevista para o dia 12 de janeiro, foi antecipada para o dia 5.

No início desta temporada, o Verdão decidiu por utilizar os jovens e atletas com menos minutos em campo para a disputa do Campeonato Paulista. Em 2022, o time palmeirense deve jogar duas vezes pelo torneio estadual antes do embarque para os Emirados Árabes Unidos: Ponte Preta, no dia 26 de janeiro, e São Bernardo, no dia 30.

ge