A OpenAI pode estar trabalhando em um projeto secreto intitulado Strawberry para o desenvolvimento de uma inteligência artificial (IA) mais inteligente e com capacidades avançadas de raciocínio.
Segundo informações da Reuters, essa seria a chegada oficial da Inteligência Artificial Geral (AGI), um nível acima da tecnologia emergente que temos hoje.
O que sabemos sobre a nova IA da OpenAI:
- Segundo a agência de notícias, entre os objetivos do projeto estaria permitir que os modelos de IA da empresa vasculhem a internet de forma autônoma para “planejar com antecedência” tarefas mais complexas;
- O projeto era conhecido anteriormente pelo nome de Q* (pronuncia-se “Q star”), cujas demonstrações mostraram no início deste ano que ele poderia responder a “questões complicadas de ciência e matemática”;
- A capacidade da IA da empresa de conduzir “pesquisas profundas”, como dizem ser o objetivo da Strawberry, marcaria um grande salto em relação ao que está disponível hoje;
- Apesar disso, ainda há poucos detalhes sobre o projeto e nenhuma confirmação da OpenAI.
Vale destacar que a Bloomberg também relatou o novo projeto de IA avançada da startup. Segundo a agência de notícias, a empresa já teria demonstrado em uma reunião geral de funcionários, no início desta semana, como o modelo funciona.
Rumores apontam que essa seria a chegada do que a comunidade tech chama de AGI (a Inteligência Artificial Geral) — que seria algo como a IA suprema.
Importante lembrar, no entanto, que o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse anteriormente que espera que a AGI possa ser alcançada ainda nesta década. A empresa acredita que a AGI será uma espécie de próximo passo para a humanidade.