A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba realizou neste sábado (25) a última reunião do ano, abordando o balanço de 2023 e delineando as perspectivas políticas para 2024. Durante o encontro, a intenção de lançar uma candidatura própria em João Pessoa foi reafirmada, contudo, ficou estabelecido que a decisão final sobre a possível disputa na Prefeitura da Capital será tomada pela executiva nacional do partido.
A reunião, que contou com a participação de lideranças e dirigentes do PT, entre elas o vereador Marcos Henrique e do deputado estadual Luciano Cartaxo, teve como ponto de destaque a discussão sobre o lançamento de chapas proporcionais em todos os municípios onde o PT está organizado. A estratégia inclui o estímulo a candidaturas majoritárias petistas nas localidades em que houver condições viáveis, com a construção de coligações progressistas.
Segundo o documento emitido após a reunião, o partido pretende polarizar o debate eleitoral local, tanto com candidaturas próprias quanto através do apoio a projetos progressistas vinculados ao seu plano nacional. Em municípios onde o PT não apresentar candidatos próprios, a orientação é apoiar nomes dos partidos integrantes da Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV) e do campo progressista (PSB, PDT, PSOL e REDE), bem como aqueles que apoiaram a candidatura do presidente Lula nas eleições de 2022.
Confira a resolução:
- Portal Paraíba