Uma quadrilha especializada no cancelamento irregular de multas de trânsito foi presa na manhã desta quinta-feira (20), na Região Metropolitana de João Pessoa. O grupo criminoso é alvo de uma operação da Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO).
De acordo com as investigações, o grupo era formado por ex-servidores do DETRAN, agentes públicos, hackers e despachantes. Eles utilizavam credenciais de acesso válidas e dados falsos, para acessar o sistema e justificar os cancelamentos irregulares de multas.
A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nos municípios de Santa Rita e João Pessoa. A investigação calcula que milhares de multas foram canceladas apenas no ano de 2024, gerando um prejuízo na casa dos milhões de reais aos cofres do Estado.
Como funcionava o esquema?
Ainda segundo as investigações, o grupo atuava em quatro núcleos distintos, cada um com funções específicas. Um grupo era responsável por encontrar pessoas interessadas em ‘limpar’ suas infrações de trânsito. O outro, utilizando credenciais válidas e dados, acessava o sistema do DETRAN para realizar os cancelamentos fraudulentos.
Já o terceiro grupo desenvolvia ferramentas tecnológicas para automatizar o acesso clandestino ao sistema. E o quarto grupo era responsável por recolher o dinheiro dos clientes e distribuir os lucros entre os membros da organização.
Portal Correio