Previous
Next
Previous
Next

Quinteto da Paraíba realiza live com Toninho Ferragutti nesta sexta-feira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O grupo Quinteto da Paraíba, em parceria com o Terraço Cultural Virtual da Adufpb (Sindicato dos Professores da UFPB), realiza nesta sexta-feira (7/8), a partir das 18h, a segunda edição do projeto “Quinteto Convida em Casa”, com transmissão pelo Youtube. Desta vez, o convidado é o acordeonista, compositor e arranjador Toninho Ferragutti. Natural do município de Socorro, em São Paulo, Ferragutti tem 13 CDs (entre solos e em parceria) e três indicações ao Latin Grammy Awards (2000, 2014 e 2019).

Esta segunda edição do “Quinteto Convida em Casa” segue o modelo da live de estreia, realizada no dia 3 de julho, com o músico Xangai. O evento chegou a quase 3,5 mil visualizações e foi considerado um sucesso pelos organizadores. Como da primeira vez, vídeos de apresentações previamente editados serão alternados com performances ao vivo, bate papo entre os músicos e alguns depoimentos.

A live é transmitida pelo canal da Adufpb no Youtube (www.youtube.com/ADUFPB). Mas a parceria entre o Quinteto da Paraíba e o sindicato precede à realização do evento on-line. O “Quinteto Convida”, projeto que traz à Paraíba grandes nome da música brasileira, recebe o apoio da Adufpb desde 2017. Na véspera da apresentação, um ensaio aberto ao público é realizado sempre no terraço cultural Silvio Frank Allen, na sede do sindicato, na UFPB. Com a pandemia do novo coronavírus, o projeto ficou meses suspenso, mas retornou no início de julho em formato on-line.

Sobre Toninho Ferragutti

Considerado um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas do país, Toninho Ferragutti é filho do compositor e saxofonista Pedro Ferragutti e possui uma extensa participação em centenas de CDs e shows de artistas do Brasil e do exterior, assim como indicações ao Grammy Latino e aos prêmios Tim, Governador do Estado de São Paulo e Prêmio da Música Brasileira.

Sobre o Quinteto da Paraíba

Criado em 1989 no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o Quinteto da Paraíba possui uma carreira sublinhada pelo êxito. O grupo é formado por renomados instrumentistas da Paraíba e considerado um dos melhores grupos instrumentais em atuação no país. Foi apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos. Um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”.

O projeto “Quinteto Convida” foi criado em 2016. A primeira apresentação ocorreu no mês de outubro, com o cantador Xangai. A ideia do projeto é receber cantores e/ou instrumentistas para dividir o palco com o Quinteto da Paraíba, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas.

Assessoria