A Meta está aproveitando a proibição do TikTok nos Estados Unidos para atrair criadores de conteúdo para o Instagram. Segundo um relatório do site The Information, a rede social está oferecendo bônus de até US$ 50 mil (mais de R$ 300 mil) para que tiktokers postem vídeos no Reels.
O Instagram já teve um programa de recompensa voltado para criadores de conteúdo – justamente para competir com o TikTok -, mas foi descontinuado.
Instagram Reels x TikTok
De acordo com o site, o Instagram está oferecendo bônus em dinheiro para que criadores de conteúdo postem vídeos no Reels antes de postá-los em outras plataformas, como o TikTok. As recompensas variam entre US$ 10 mil e US$ 50 mil (entre R$ 60.400 e R$ 302.200).
O anúncio vem em um momento em que a rede social chinesa foi banida dos Estados Unidos. Apesar de já ter voltado a funcionar para alguns usuários, o TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play.
O Instagram, que oferece a modalidade de vídeos Reels – grande rival do TikTok -, parece estar aproveitando a vulnerabilidade para atrair criadores de conteúdo e sair na frente.
Em uma declaração ao The Verge, a porta-voz da Meta, Paige Cohen, confirmou que a big tech lançou um programa chamado Breakthrough Bonus, que permite que criadores do TikTok ganhem até US$ 5 mil (pouco mais de R$ 30 mil) em três meses para publicar vídeos exclusivamente no Reels. De acordo com Cohen, com o programa, os tiktokers também poderão “aumentar suas comunidades no Instagram e no Facebook”.
Não é a primeira vez que Instagram oferece bônus para criadores de conteúdo
A Meta já teve um programa de compensação financeira para criadores de conteúdo no passado, mas que não durou muito. Relembre:
- Em 2021, o Instagram lançou um programa de bônus no Reels;
- Em 2022, os criadores de conteúdos beneficiados relataram que pararam de receber os pagamentos;
- Em 2023, a iniciativa foi eliminada por completo.
Não está claro se, desta vez, o programa vai durar ou se serve apenas para atrair os criadores de conteúdo impedidos de usar o TikTok. No entanto, a Meta anunciou uma série de atualizações para atender os tiktokers, como uma mudança no formato da grade dos feeds (de quadrangular para retangular) e extensão da duração máxima dos Reels para três minutos.
Além disso, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou um novo app de edição e criação de vídeo próprio para competir com o Capcut, de propriedade da ByteDance, controladora do TikTok.
Olhar Digital