O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quarta-feira (9) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 na Página do Participante para os inscritos na versão regular e para os que fizeram a reaplicação. A informação é do R7.
Com o resultado das notas, os participantes podem se inscrever nas seleções dos programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As inscrições para o Sisu poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fies, que neste ano oferta 110.925 vagas.
O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas que utilizam a nota do exame como forma de ingresso. A nota do Enem também serve como critério de avaliação para o Prouni e para o Fies.
Os dois programas exigem que o estudante de escola pública ou bolsista de escolas particulares tenha tirado a nota mínima de 450 no Enem e que não tenha zerado na redação. O Prouni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em universidades privadas. Já o Fies é um financiamento estudantil.
Para conseguir uma vaga em uma universidade federal, os estudantes devem usar a nota do Enem no Sisu, uma espécie de leilão virtual que oferece vagas nas instituições de ensino federais. O Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os participantes. Quanto maior a nota, maior a chance de conquistar uma vaga.
Instituições de ensino estrangeiras também utilizam as notas do Enem em processos seletivos. Atualmente, o Inep tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.
portalcorreio