As conexões sem fio devem ficar mais seguras de agora em diante. Isso porque o grupo de companhias responsável por definir padrões no setor, Wi-Fi Alliance, lança hoje (26) o WPA3 e comea a certificar modems roteadores que suportam o novo padrão de segurança. É a maior atualização do tipo em 14 anos.
O WPA3 vem com a promessa de reforçar as proteções e, com isso, evitar danos da maioria das vulnerabilidades identificadas nas conexões sem fio à internet nos últimos meses. A atualização do protocolo de segurança era bastante esperada e mira todos os públicos em suas duas versões, uma doméstica (WPA3-Personal) e outra comercial (WPA3-Enterprise).
Novidades
Entre os novos recursos do WPA3 estão o Protected Management Frames (PMF), que evita vazamento de dados a partir de dentro da rede, e o novo protocolo de segurança chamado Simultaneos Authentication of Equals (SAE), que reforça o sistema de autenticação na rede sem fio mesmo quando a senha escolhida para a conexão é fraca. O SAE protege o WiFi de acessos indevidos por meio de tentativa e erro na hora de fazer o login.
Outra novidade é o Easy Connect, pensado especialmente para o âmbito da Internet das Coisas. A ideia é facilitar as conexões de dispositivos à rede e isso é especialmente útil para aparelhos com interfaces navegação limitadas, portanto, basta escanear um QR-Code com um telefone celular para realizar a conexão.
O WPA3 também promete mais segurança em conexões abertas, como a internet oferecidas em cafés, praças, shoppings e bibliotecas. Isso é possível graças ao WiFi Enhanced Open, responsável por reforçar a proteção contra possíveis ameaças típicas desse ceário sem criar novos obstáculos para a conexão do usuário.
Para o mercado industrial, o WPA3-Enterprise promete segurança equivalente à criptografia de 192-bits. Com isso, garante a WiFi Alliance, as transmissões de dados sensíveis estão mais protegidas graças a uma combinação de ferramentas de criptografia implementadas em todas as redes com o WPA3 ativado.
Certificação
Além de lançar oficialmente o WPA3, a WiFi Alliance começa hoje a certificar os modems com suporte para o novo protocolo. Além de peças novas que já sairão de fábrica com esse suporte, modems mais atuais e até mesmo alguns mais antigos podem receber essa novidade por meio de uma atualização de firmware disponibilizada pela fabricante. Confira aqui uma lista de produtos certificados.
Tec Mundo