Sabia não, Santos está a uma vitória de garantir vaga na Libertadores

O Santos está a uma vitória de se garantir, pelo menos, na fase preliminar na Copa Libertadores da América do ano que vem.

Com 64 pontos no Campeonato Brasileiro, na terceira posição, o Peixe ainda pode ser alcançado por Internacional e Corinthians (7º e 8º colocados, respectivamente), mas uma vitória no clássico contra o São Paulo, no sábado, já garante o Peixe na competição continental.

Internacional e Corinthians têm 49 pontos. Caso os dois times vençam todas as seis rodadas restantes do Brasileiro, eles chegam a 67 pontos. O Corinthians, porém, não alcança mais o Santos no número de vitórias – com mais um triunfo, o time de Sampaoli alcançaria 67 pontos e 20 vitórias, e o rival paulista, primeiro time fora da zona de classificação, chega, no máximo, a 18 vitórias.

A equipe gaúcha ainda poderá igualar as mesmas 20 vitórias do Santos caso os dois times vençam na próxima rodada, o que levaria o desempate para o saldo de gols, hoje com o Santos com ampla vantagem: 20 a 5.

Vale lembrar que Corinthians e Internacional se enfrentam no próximo domingo, em Itaquera.

Assim, uma vitória do Peixe na próxima partida será o suficiente para o time do técnico Jorge Sampaoli ir, ao menos, à primeira fase da Libertadores.

Além disso, uma vitória do Santos sobre São Paulo, combinada de uma derrota do Internacional para o Corinthians já garante o Peixe diretamente na fase de grupos da Libertadores.

Isso porque o primeiro time fora do G4 (zona que classifica diretamente para a fase de grupos) é o próprio São Paulo, que tem 52 pontos. Por isso, se vencer o rival na Vila Belmiro, o Santos abre uma distância de 15 pontos – serão ainda outros 15 pontos em disputa –, mas o Peixe não seria alcançado porque levaria vantagem no número de vitórias.

O Santos vem de quatro vitórias seguidas no Brasileirão, sendo as duas últimas fora de casa. Agora, o Peixe terá uma semana de preparação para o clássico contra o São Paulo, no sábado, às 17h (de Brasília), na Vila Belmiro.

A última vez que o Santos jogou a Libertadores foi em 2018, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Independiente. Nesta temporada, disputou a Copa Sul-Americana e caiu na primeira fase, derrotado pelo River Plate-URU.

ge